Notícias
INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
SENAPPEN promove IV Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária
Brasília, 06/05/2025 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) realiza o IV Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária. O evento, que iniciou nesta terça-feira (06) e encerrará nesta quarta-feira (07), reúne representantes das agências de inteligência penitenciária dos estados, do Distrito Federal e do Sistema Penitenciário Federal (SPF). A abertura do Encontro ocorreu na Sala de Conferência Melissa Lisboa na sede da SENAPPEN e contou com a participação do Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, do Diretor de Inteligência Penitenciária da SENAPPEN, Antônio Glautter, e da Coordenadora Geral de Inteligência Penal, Adriana Vessoni.
O evento é uma iniciativa da DIPEN para fomentar a troca de experiências entre as agências, ampliar a rede de pontos focais e de integração na comunidade de inteligência penitenciária nacional, além de estreitar a cooperação entre órgãos na busca por melhorias no tratamento, avaliação e acompanhamentos dos trabalhos de inteligência no âmbito nacional. Como agência central de inteligência penitenciária, a DIPEN tem a responsabilidade de promover a coordenação e integração das agências de inteligência penitenciária.
Especialistas e autoridades de todo o país discutem sobre o fortalecimento da inteligência e contrainteligência no sistema penitenciário brasileiro, bem como os indicadores do plano Pena Justa que afetam diretamente a atividade de inteligência. O evento, que está em sua quarta edição, busca transformar o sistema penal em um espaço de ação decisiva contra o crime organizado, destacando a importância da integração entre agências de inteligência e órgãos de segurança pública. Além de discutir estratégias para identificar, monitorar e antecipar ações criminosas, o encontro valoriza o trabalho dos agentes de inteligência e destaca o compromisso da SENAPPEN com um sistema penitenciário mais seguro e eficiente.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar