Notícias
EDUCAÇÃO NO CAMPO
Conferência realizada pelo MDA debate a educação e cultura nos territórios do campo, das águas e das florestas
Foto: Elio Rizzo - Ascom/MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) deu início à Conferência Livre de Educação, Arte e Cultura do Campo, das Águas e das Florestas. Realizado de forma virtual, o evento contou com a participação do ministro da pasta, Paulo Teixeira.
A Conferência segue até amanhã (28) e integra o processo preparatório da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (3ª CNDRSS), realizada pelo MDA e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Durante sua apresentação, Teixeira detalhou as políticas do MDA voltadas para incentivar a atuação do jovem no campo, como o Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 (Pro-Semeia) e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que buscam promover a educação e a inclusão social de jovens e adultos em áreas rurais.
"Esse Ministério desenvolve o Pro-Semeia para promover a presença das universidades e institutos federais no campo, orientando o desenvolvimento de uma comunidade e oferecendo bolsas para jovens estudantes. As escolas técnicas e o Pronera têm formado muitas pessoas e devem ser colocados como prioridade. É necessário construir uma agenda política e unificar os atores, garantindo que a juventude rural tenha oportunidades e recursos para se desenvolver”, disse.
Sobre a Conferência - A Conferência Livre de Educação, Arte e Cultura do Campo, das Águas e das Florestas é voltada a povos e comunidades tradicionais, coletivos organizados de arte e cultura, movimentos sociais, educadores, lideranças culturais, agentes comunitários, gestores públicos, pesquisadores, egressos da educação do campo.
Isabella Melo - Ascom/MDA