Notícias
REFORMA AGRÁRIA
Governo do Brasil oficializa criação do Assentamento Capão das Antas, em São Carlos/SP
Foto: Albino Oliveira - Ascom/MDA
O Governo do Brasil oficializou neste sábado (6), a criação do assentamento Capão das Antas, localizado no município paulista de São Carlos. O anúncio foi realizado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e faz parte da agenda positiva de retomada da reforma agrária em todo território brasileiro. A medida vai beneficiar 150 famílias agricultoras, que poderão regularizar suas produções e acessar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar na região.
"São 150 famílias que serão assentadas no Capão das Antas, que assim que forem selecionadas receberão os créditos para sua moradia e para o desenvolvimento do assentamento, juntamente com orientação, porque aqui será um assentamento, do ponto de vista ambiental, diferenciado. Vai ser possível ter café, cacau, frutas que possam dar um resultado econômico para essas famílias. O que a gente quer também é uma juventude que continue aqui, que estude e que possa trazer para essa área agregação de valor, mecanização. Vai ser muito importante ser um jovem aqui, que possa chegar na cidade e dizer, olha lá, a gente planta para você comer aqui na cidade, e planta as melhores coisas que possam servir para vocês, sem veneno”, declarou o ministro Paulo Teixeira.
As terras para a criação do assentamento foram doadas pela Prefeitura de São Carlos à União por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em outubro deste ano entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para fins da reforma agrária.
"A vitória do Capão hoje, chegou! Pessoal, chegamos a um acordo, a reta final. É só acreditarmos. Aí estão os documentos do Capão. Aproveitando o nosso ministro aqui, continue olhando para nós, continue no processo”, afirmou a presidente da Associação de Agricultura Familiar Capão das Antas, Marli Mariano, ao comemorar a criação do assentamento.
O acordo marca um avanço decisivo na resolução do conflito fundiário envolvendo a antiga fazenda Capão das Antas, que se arrastava desde 2010, após a reintegração de posse da área.
Acesse mais fotos: https://www.flickr.com/gp/mdagovbr_/b560RygKTu/