Notícias
COOPERA MAIS BRASIL
530 organizações da Agricultura Familiar serão beneficiadas pelo edital do Coopera Mais Brasil
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) divulgou o resultado preliminar do Edital de Chamamento Público nº 01/2025 SEAB/MDA - COOPERA MAIS BRASIL.
Quatro propostas foram selecionadas, com previsão de atendimento de 530 organizações da agricultura familiar. Realizado pela Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (Seab), o edital tem como foco o fortalecimento de cooperativas, associações e redes em todo o país.
O programa investirá R$ 40 milhões, e cada rede selecionada poderá receber até R$ 10 milhões, conforme o plano de trabalho aprovado.
Para a seleção das propostas, o grupo de trabalho considerou critérios como qualidade técnica das ações, alinhamento às diretrizes do programa, capacidade de assessoramento, experiência das redes envolvidas, alcance territorial e atuação com povos e comunidades tradicionais e mulheres. Entre as prioridades, destacaram-se os critérios relacionados ao assessoramento técnico e metodológico e à presença de organizações filiadas nas cinco regiões do país, garantindo abrangência nacional.
Para a secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Ana Terra, o edital do Coopera Mais Brasil tem como objetivo fortalecer as redes, permitindo que entidades que articulam até 100 organizações da agricultura familiar, cooperativas e associações, possam estruturar bases de serviço para atender essas organizações.
“Entendemos como bases de serviço o acesso a serviços contábeis, jurídicos, a elaboração de planos de negócio e de projetos. A expectativa é que, ao longo dos próximos dois anos, essas organizações consigam qualificar suas associações e cooperativas para acessar diferentes políticas públicas, como o crédito e as políticas de comercialização”, afirmou.
As organizações selecionadas deverão apresentar o plano de trabalho e comprovar o atendimento aos requisitos para celebração da parceria. As etapas incluem análise técnica, ajustes documentais, emissão de pareceres e assinatura dos termos de fomento, seguidos da publicação no Diário Oficial da União.
O Governo do Brasil, por meio do Coopera Mais Brasil, investirá os recursos em ações estratégicas para fortalecer redes da agricultura familiar, como estruturação de bases de serviço, planejamento estratégico, elaboração de projetos para acesso a políticas públicas, desenvolvimento de lideranças e ações voltadas à ampliação do acesso a mercados. A expectativa do MDA é que o programa fortaleça a cooperação, aumente a capacidade de gestão e gere oportunidades para centenas de organizações em todo o país.