Notícias
Da Terra à Mesa Brasil
Edital “Da Terra à Mesa Brasil” recebe número recorde de inscrições
O Edital “Da Terra à Mesa Brasil”, lançado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), recebeu 607 propostas de organizações da sociedade civil. Esse resultado representa o maior volume de inscrições já registrado em uma chamada pública do órgão, consolidando-se como um marco histórico no fortalecimento da política de apoio à transição agroecológica e à estruturação produtiva da agricultura familiar.
As propostas foram encaminhadas por entidades de todos os estados e regiões do país. A maior parte veio do Nordeste, que concentrou 48,4% do total de inscrições, seguido pelo Sudeste, com 18,9%, e pelo Norte, com 15,3%. Centro-Oeste e Sul apresentaram, respectivamente, 8,7% e 8,6% das propostas submetidas.
A ampla mobilização em torno do edital reflete não apenas a demanda por políticas públicas estruturantes para a agroecologia, mas também a confiança das organizações da sociedade civil no caminho da parceria com o Estado para a transição agroecológica e a produção de alimentos saudáveis.
A chamada pública vai destinar até R$100 milhões para projetos voltados à estruturação produtiva, formação e assessoria técnica para a transição agroecológica. O edital integra o conjunto de ações do programa Da Terra à Mesa Brasil, lançado em maio de 2025, e está alinhado às diretrizes do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026.
As propostas foram organizadas em quatro eixos temáticos definidos no edital. Os Sistemas Agroflorestais lideraram entre os temas escolhidos, com 42,62% das inscrições, seguidos por Manejo Agroecológico Animal (17,97%), Bioinsumos (14,38%) e Sementes Agroecológicas (10,40%).
Atualmente, as propostas estão em fase de análise técnica, conforme os critérios estabelecidos no edital. Após a conclusão dessa etapa, será publicado o resultado preliminar, com prazo para apresentação de recursos pelas entidades proponentes. A homologação final e a celebração dos termos de fomento ocorrerão na sequência.
Para o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, o volume de inscrições demonstra a mobilização e o interesse das organizações em ampliar a transição agroecológica no país. “O número de propostas recebidas mostra o grande interesse das organizações da sociedade civil e reforça que estamos no caminho certo para fortalecer políticas públicas que promovam a agroecologia e valorizem a agricultura familiar em todos os territórios. Agradecemos o envolvimento de todas as organizações que submeteram propostas e seguem firmes no compromisso de consolidar o Da Terra à Mesa como uma política pública permanente, construída em diálogo com os movimentos sociais e com os sujeitos do campo”, complementa Ziger
Mais informações sobre o edital, cronograma e documentos estão disponíveis na página Edital de Chamamento Público nº 01/2025 SAF/MDA – DA TERRA À MESA — Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar