Notícias
JUVENTUDE RURAL
Secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, participa da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Pernambuco
A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, participa da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), que acontece hoje (12), em Recife (PE). Realizado pelo MDA e organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o evento tem o objetivo de reunir as principais sugestões da juventude para compor o Caderno Nacional de Propostas que será debatido em 2026, em Brasília.
"Voltamos a ter uma área de juventude rural no MDA com muitas conquistas. Voltamos a ter microcrédito para a juventude, passamos a ter o programa ‘Terra da Juventude’, para que jovens permaneçam no campo e desenvolvam seus projetos de vida de forma agroecológica”, destacou Machiaveli ao falar sobre os avanços promovidos pelo Governo Federal no fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude rural. Ela ressaltou ainda a importância da escuta ativa dos jovens nos territórios, o estímulo à sucessão rural e a valorização do conhecimento tradicional aliado à inovação no campo. “Precisamos garantir que os territórios rurais tenham Bem-Viver. Nosso desafio aqui, a partir da voz de vocês, é desenhar as políticas que precisam chegar nas bases”.
Construção coletiva
Nesta etapa setorial, 150 jovens têm a oportunidade de apresentar diretamente suas prioridades, propostas e visões sobre o desenvolvimento rural sustentável e solidário. Durante o evento, 50 pessoas serão eleitas como delegadas e 30 propostas serão levadas para a etapa nacional, que vai acontecer em 2026, em Brasília.
Etapa Digital
Além da etapa setorial de juventude, outro caminho para participação nesse processo é a Etapa Digital. Até o dia 31 de dezembro, qualquer pessoa pode fazer até 3 propostas e votar em até 10 pela internet. As autoras e autores das 20 propostas mais votadas participarão da Etapa Nacional, na capital federal. Essa inovação ocorre na plataforma Brasil Participativo, da Presidência da República. Basta acessar (www.gov.br/cndrss3) e participar.