Notícias
Sergio Besserman Vianna assume a Presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O economista e ambientalista Sergio Besserman Viana tomou posse no cargo de presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto de 2023, em reunião com a diretoria do JBRJ. A nomeação de Besserman foi publicada no Diário Oficial por meio da Portaria nº 2.763 de 3 de agosto de 2023, da Casa Civil da Presidência da República
Besserman foi presidente do JBRJ pela primeira vez de 2016 a 2020. Em outubro de 2020 tornou-se coordenador estratégico da ONG Climate Reality Project seção Brasil. É professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e integra conselhos de diversas organizações não governamentais, entre as quais a Conservation International, o WWF, a Fundação Roberto Marinho, o FUNBIO, a Sustainable Development Solutions Network Brasil e Um só Planeta, bem como o comitê cientifico do Museu do Amanhã e o Conselho Consultivo do Censo Demográfico do IBGE.
Sergio Besserman Vianna ingressou no BNDES em 1987 ao obter o Prêmio BNDES para dissertações de mestrado, e assumiu a Diretoria de Planejamento do banco entre 1996 e 1999. Participou do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University. Presidiu o IBGE de 1999 a 2003 e o Instituto Pereira Passos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2016. Presidiu o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 e, em 2014, para o assessoramento do prefeito Eduardo Paes no exercício da Presidência do C40 – Grupo de Liderança Climática, uma rede de prefeitos das principais cidades do mundo voltada para enfrentar a crise climática.
O presidente se disse emocionado por retornar ao JBRJ e ao serviço público, ao qual se dedicou por toda a sua vida profissional, e agradeceu à ministra Marina Silva por esta nova oportunidade de contribuir com a instituição.