Notícias

Trilha “Em busca de espécies da Mata Atlântica” é selecionada para 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Categoria Jovem

Publicado em 19/07/2021 17h05 Atualizado em 19/07/2021 17h22
Camila Oscar de Abreu.png

A trilha “Em busca de espécies da Mata Atlântica”, atividade desenvolvida em parceria entre o Serviço de Educação Ambiental (SEA) e o Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foi selecionada para a 73ª Reunião Anual da SBPC - Categoria Jovem e Família". A reunião ocorre de forma virtual até o próximo sábado (24), devido à pandemia da Covid-19. 

A estudante Camila Oscar de Abreu, aluna de iniciação científica do CRS e monitora do SEA, vai apresentar a iniciativa (http://ra.sbpcnet.org.br/73RA/), nesta terça-feira (20), às 9h. O CRS, vinculado à Escola Nacional de Botânica Tropical do JBRJ, introduz estudantes da rede pública de ensino médio na pré-iniciação científica por intermédio do Programa Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

A trilha “Em busca de espécies da Mata Atlântica” oferece ao público um trajeto especial no arboreto do Jardim Botânico do Rio. Além de mostrar a beleza do local, o visitante também pode observar as espécies nativas do bioma, tanto as plantas, quanto os animais silvestres que habitam o território. Durante o percurso, os participantes também conhecem a importância histórica do sistema hídrico para a preservação do ecossistema. 

O Jovens Talentos tem como objetivos despertar o interesse pela ciência nos estudantes, contribuir para difusão do conhecimento científico e fortalecer a articulação entre pesquisa, ensino e extensão. No JBRJ, conta com a participação de 27 pesquisadores e 56 jovens bolsistas orientados em projetos de pré-iniciação científica em diversas áreas do conhecimento. 

A SBPC Jovem é uma das atividades da Reunião Anual voltada aos estudantes do ensino básico. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. O tema da RA deste ano é “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. O evento conta com uma programação científica composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica.