Notícias
Palestra em 19/2 aborda novos métodos para documentação de conhecimento botânico por comunidades tradicionais
A Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe, na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, o Dr. Guillaume Odonne, pesquisador sênior e diretor de Pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)/LEEISA - Guiana Francesa. O convidado falará sobre "A utilização de identificação fotográfica e métodos digitais para ajudar as comunidades locais a documentar o seu próprio conhecimento botânico". A palestra começa às 10h.
A identificação de plantas, seguindo o sistema de Lineu, é fundamental na etnobotânica, possibilitando a comparação entre diferentes culturas e conhecimentos. Tradicionalmente, os etnobotânicos coletam amostras de plantas para identificação e armazenamento em herbários. No entanto, este método pode apresentar desafios e limitações. Nesta palestra, o Dr. Guillaume Odonne apresenta uma nova abordagem para a pesquisa etnobotânica: a utilização de vouchers fotográficos e repositórios digitais como alternativa aos espécimes de herbário tradicionais. Ele discute como a crescente qualidade e acessibilidade de câmeras de smartphones, aplicativos como Pl@ntnet e iNaturalist e técnicas de inteligência artificial para identificação de fotos podem revolucionar a coleta e análise de dados em estudos de campo.
O Dr. Odonne explora as vantagens e desafios desta nova metodologia, estabelecendo diretrizes para o uso de vouchers fotográficos em diferentes contextos de pesquisa. Ele argumenta que, embora a coleta de espécimes de herbário continue sendo importante, os vouchers fotográficos representam um método válido, complementar e que em alguns casos podem auxiliar na identificação de plantas. A esse respeito, o pesquisador publicou um artigo no Journal of Ethnobiology.
As inscrições para a palestra podem ser feitas até as 16h do dia 17 de fevereiro de 2025 por este formulário.
Os 30 primeiros inscritos terão gratuidade na entrada. Serão emitidos certificados de participação.
Serviço: Palestra "A utilização de identificação fotográfica e métodos digitais para ajudar as comunidades locais a documentar o seu próprio conhecimento botânico"
Com Guillaume Odonne (CNRS/LEEISA/Guiana Francesa)
Dia 19/2/2025, quarta-feira, às 10h.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Coleção Temática de Plantas Medicinais
Rua Pacheco Leão, 915.
30 vagas.
Inscrições gratuitas.