Notícias
Os aromas e histórias da Trilha das Especiarias temperam as sextas-feiras de janeiro
Café (Coffea arabica) | Foto: Alexandre Machado
Sucesso em 2025, quando foi lançada em comemoração dos 217 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Trilha das Especiarias volta à programação das Trilhas de Sexta em janeiro de 2026. A primeira saída acontece já nesta sexta, dia 2/1, às 10h. A trilha é guiada e gratuita, havendo apenas a cobrança do ingresso para o Arboreto do Jardim.
Valorizadas por seus sabores intensos e aromas marcantes, as especiarias transformaram culturas, cozinhas e rotas comerciais ao redor do planeta. No percurso pelo Arboreto, os visitantes embarcam numa viagem sensorial e histórica pelos caminhos que conectaram continentes por meio dos saberes ancestrais sobre essas espécies, que cruzaram oceanos, vindos principalmente da Índia, além do Sudeste Asiático, Américas e África.
Com aproximadamente um quilômetro de extensão e duração de cerca de uma hora, a Trilha das Especiarias passa por 18 pontos de interesse botânico e paisagístico, mostrando como natureza e cultura se entrelaçam. Cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), pimenta-do-reino (Piper nigrum), açafrão-da-terra (Curcuma longa), gengibre (Zingiber officinale), alecrim (Salvia rosmarinus), café (Coffea arabica), canela (Cinnamomum verum), lichia (Litchi chinensis), fruta-pão (Artocarpus altilis), entre outras, vão pontuando a caminhada com aromas e histórias surpreendentes.
A trilha será oferecida nos dias 2, 9, 16, 23 e 30. As saídas acontecem às 10h do Centro de Visitantes. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e participar. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site jbrj.eleventickets.com
Em caso de chuva, a trilha será cancelada.
Serviço – Trilha das Especiarias guiada e gratuita
Datas: às sextas-feiras, dias 2, 9, 16, 23 e 30 de janeiro.
Horário: 10h
Ponto de encontro: Centro de Visitantes
Rua Jardim Botânico, 1008.