Notícias
Museu do Jardim Botânico recebe Evando Nascimento para encontro sobre literatura e plantas
O Museu do Jardim Botânico promove, no dia 3 de julho, mais uma edição da atividade “Cultivando Ideias”, que tem como objetivo criar um espaço de diálogo entre especialistas e o público interessado em temas ligados à biodiversidade e à conservação. Como parte das ações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por ocasião do Rio, Capital Mundial do Livro, o convidado da vez é o escritor, ensaísta e artista visual Evando Nascimento, que apresenta a palestra “Livros, literatura & plantas”, com uma reflexão sobre as conexões entre o mundo vegetal e a criação literária.
Inspirado em seu livro “O pensamento vegetal: a literatura e as plantas” (Ed. Civilização Brasileira), Evando propõe um percurso sensível por diferentes camadas dessa relação. A apresentação começa com uma abordagem contemporânea sobre a inteligência das plantas, a partir de pesquisadores como Stefano Mancuso, Francis Hallé e Anthony Trewavas. Em seguida, o autor destaca a própria materialidade vegetal do livro impresso, feito de celulose. Por fim, convida o público a uma leitura poética de autores e autoras que ampliam o olhar sobre o vegetal na literatura: Fernando Pessoa (Alberto Caeiro), Clarice Lispector, Leonardo Fróes, Ana Martins Marques, Edimilson de Almeida Pereira, entre outros.
A atividade inclui uma palestra com projeção de imagens, seguida de um bate-papo com o público, e propõe uma reflexão transversal entre arte, ciência e ecologia — temas centrais da atuação do Museu do Jardim Botânico.
Evando Nascimento nasceu em Camacã, na região do cacau da Bahia. Doutor em Ciência pela UFRJ, estudou na Sorbonne e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), onde foi aluno de Sarah Kofman e Jacques Derrida. Realizou pós-doutorado em Filosofia na Universidade Livre de Berlim e foi professor na Université Stendhal de Grenoble. É autor de obras de ficção e ensaios traduzidos no exterior. Em 2021, foi um dos curadores da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), com o tema “Nhe’éry: a Literatura & as Plantas”. Em 2022, realizou sua primeira exposição individual, “Linha alinha: desenhos-escritos, na UERJ”.
Serviço
Cultivando Ideias: Livros, literatura & plantas, com Evando Nascimento
Data: quinta-feira, 3/7/2025
Horário: 14h30
Vagas: 50, por ordem de chegada
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita