Notícias
Listas do PARNA Superagui e EE Santa Bárbara somam 827 registros ao Catálogo de Plantas das UCs do Brasil
O Parque Nacional do Superagui, no Paraná, e a Estação Ecológica de Santa Bárbara, em São Paulo, tiveram suas listas de espécies publicadas no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil, entre setembro e outubro de 2023, somando 827 registros à plataforma. Com as duas novas listas, o Catálogo chega a 33 UCs representadas.
A Lista do PARNA Superagui conta com 259 espécies até o momento, mas a expectativa é de que o número seja bastante ampliado com novas pesquisas. Localizado no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, o Parque foi criado em 1989 e tem 21.400 ha, abrangendo as ilhas de Superagui, Peças, Bertioga, Pinheiro e Pinheirinho e a RPPN Sebuí. Está em área prioritária para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, em região classificada como de extrema importância biológica, sendo a única UC do estado que protege ambientes de praias arenosas.
Entre as famílias com maior número de espécies nessa UC estão Fabaceae (leguminosas) e Orchidaceae, esta última representada também no banco de imagens publicado com a lista do PARNA Superagui. Para a elaboração da lista, os autores contaram principalmente com as coleções dos pesquisadores J. Prado, M.E. Engels e M.L. Brotto, depositadas em sua maior parte nos herbários MBM, do Museu Botânico Municipal de Curitiba, RB, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e UPCB, do Departamento de Botânica da UFPR.
Já a Lista de Plantas da Estação Ecológica de Santa Bárbara traz registros de 568 espécies, com predominância das famílias Poaceae (81 registros) e Asteraceae (72 registros). A maior parte das pesquisas botânicas da unidade foram realizadas pelo antigo Instituto Florestal, atual Instituto de Pesquisas Ambientais, por Giselda Durigan e colaboradores.
O levantamento apresenta cinco espécies classificadas como ameaçadas de extinção e quatro com dados deficientes (DD) nessa UC, que tem grande importância por preservar remanescentes de fisionomias campestres e savânicas de Cerrado, raras no estado de São Paulo.
Criada em 1984, a EE Santa Bárbara está localizada no município de Águas de Santa Bárbara e sua área de 2.712 ha integra a bacia hidrográfica do Médio Paranapanema, com sua rede hidrográfica formada por poucos riachos que drenam para rios afluentes do Paranapanema.
Acesse a Lista de Plantas do Parque Nacional do Superagui.
Acesse a Lista de Plantas da Estação Ecológica de Santa Bárbara.