Notícias
JBRJ recebe reconhecimento por compromisso assumido com a Integridade Pública
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) foi reconhecido pelo compromisso assumido no âmbito da Assessoria de Maturidade em Integridade Pública. O reconhecimento ocorreu no último dia 10 de outubro, durante o evento Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP30, destinado às unidades integrantes do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação – SITAI.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU) como uma ação para ampliar e robustecer os programas de Integridade Pública da Administração Pública Federal. Reuniram-se órgãos e entidades do SITAI, como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ibama e ICMBio, para debater transparência e cooperação no setor público com foco no fortalecimento das Assessorias de Integridade na Administração Pública, com base na aplicação do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP).
A Portaria CGU nº 57/2019 define como Programa de Integridade o "conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta".
No evento, o presidente substituto do JBRJ, Eliezer de Sousa Nunes, falou sobre a importância da integridade nas atividades da instituição. Em seu pronunciamento, ele lembrou que, este mês, o Jardim recebeu uma equipe da CGU e assumiu o compromisso com a integridade.
“Assinamos uma ata com 31 ações que serão executadas até setembro de 2026. Com isso, o Jardim Botânico reafirma o seu compromisso com uma gestão pública moderna e transparente, que busca inovar e fortalecer a confiança e promover a ética e a responsabilidade. Nos próximos dias, será assinada uma portaria, que cria, pela primeira vez na história do Jardim, uma unidade setorial de integridade, dedicada à integridade e proteção de dados pessoais. A nova estrutura representa um avanço e compromisso do Jardim em tornar a integridade parte de sua essência, como o cuidado da biodiversidade, que nos inspira diariamente”, afirmou Eliezer de Sousa Nunes.
Assista ao vídeo do evento Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP 30.
Saiba mais sobre Integridade Pública e o MMIP.