Notícias

Jardim Botânico do Rio passa a oferecer aos visitantes repelente natural

Publicado em 16/04/2021 16h41 Atualizado em 19/04/2021 12h01
banner-repelente.png

A partir de sábado, 17 de abril, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro passa a oferecer aos visitantes repelente de insetos, formulado na instituição. Disponível em totens instalados na entrada do Arboreto e no Parque Infantil, o produto é natural, composto de plantas cultivadas no Jardim. Estão disponíveis dois tipos de repelentes, um para o público adulto e outro específico para crianças. Na composição dos produtos,  estão óleos de citronela, andiroba, amêndoas e cravo da Índia. Os repelentes são envasados no Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CRS/JBRJ).

A iniciativa faz parte do projeto de Iniciação Científica de Ensino Médio e de Ensino Superior (CNPq) e da capacitação de Jardinagem com ênfase em agroecologia (STIHL/Projeto Florescer do CRS/JBRJ), que promovem atividades de ensino, pesquisa e extensão, e contam com a participação de estudantes do ensino médio em situação de risco social.

O óleo essencial de citronela possui efeito antisséptico. Já o óleo de andiroba tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. O óleo de amêndoas possui vitamina E, que tem ação antioxidante, nutritiva, hidratante e emoliente, e o óleo essencial de cravo da Índia possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, além de atuar como um conservante natural.