Notícias

Jardim Botânico do Rio oferece atividades educacionais para crianças sobre abelhas sem ferrão e Mata Atlântica nos próximos dias 13 e 15

Publicado em 06/07/2021 13h27 Atualizado em 11/07/2021 17h56
CRIANÇAS E MATA ATLANTICA

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverá, nos próximos dias 13 de 15, atividades especiais destinadas ao público infantil. Conduzida pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA) do JBRJ, a “Manhã com abelhas sem ferrão” ocorrerá na terça-feira (13/7). Já a “Trilha da Mata Atlântica para crianças” será feita na quinta-feira (15/7). Ambas terão início às 10h, no laboratório didático do Museu do Meio Ambiente do JBRJ.

 

Durante a primeira atividade, educadores Serviço de Educação Ambiental vão abordar curiosidades e a importância das abelhas sem ferrão para a manutenção e conservação da biodiversidade, além de sua relevância na produção de alimentos. Também será oferecido às crianças material didático desenvolvido pelo SEA/JBRJ. A atividade será seguida de uma trilha até o meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) do Jardim Botânico do Rio. 

As abelhas sem ferrão, chamadas assim por possuírem o ferrão atrofiado, são essenciais para a sobrevivência de uma grande parcela das plantas nativas. Elas também contribuem para a manutenção das florestas, uma vez que são importantes agentes de transporte de pólen e fecundação das flores para até 90% das árvores. Se forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida. O meliponário do Jardim Botânico do Rio conta com 17 colmeias referentes a nove espécies de abelhas sem ferrão, nativas da Mata Atlântica da Região Sudeste. 

Já a atividade do dia 15 será iniciada com uma oficina de origami com alguns animais representativos da Mata Atlântica. Em seguida, será feita a trilha, que é composta por 27 espécies, como pau-brasil, pau-ferro, sapucaia, jequitibá-rosa, palmiteiro, entre outras. O Jardim Botânico do Rio Janeiro é classificado como área de núcleo de reserva da biosfera da Mata Atlântica. 

Além de contemplar a beleza do local, as crianças poderão observar as espécies nativas do bioma, tanto as plantas como os animais silvestres. Durante o percurso, conduzido pelo Serviço de Educação Ambiental do JBRJ, os participantes também vão conhecer a importância histórica do sistema hídrico para a preservação desse ecossistema. Ao fim do passeio, as crianças vão receber um caça-palavras referente às espécies na Trilha da Mata Atlântica. 

Serviço

Para participar das atividades, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou tel. (21) 3874-1808. As atividades são gratuitas e não incluem o valor do ingresso ao JBRJ. 

Atividade: Manhã com abelhas sem ferrão

Data: Terça-feira, 13/7

Horário: 10h

Local de início da atividade: Laboratório didático do Museu do Meio Ambiente do JBRJ

 

Atividade: Trilha da Mata Atlântica para crianças

Data: Quinta-feira, 15/7

Horário: 10h

Local de início da atividade: Laboratório didático do Museu do Meio Ambiente do JBRJ