Notícias
Representação e igualdade racial em debate na 7ª edição do Fórum Negritude em Foco no Museu do Jardim Botânico
No dia 6 de abril (segunda-feira), às 14h, na Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico, acontece a 7ª edição do Fórum Negritude em Foco, com o tema “Representatividade e promoção da igualdade racial”. Gratuito e aberto ao público, o encontro reúne o historiador Silvio Lima e o advogado Renato Ferreira para discutir o papel da representatividade na construção de uma sociedade mais igualitária, abordando desafios estruturais, avanços recentes e caminhos para fortalecer ações institucionais voltadas à equidade racial.
Durante a palestra, os convidados irão compartilhar suas experiências e pesquisas, construídas ao longo de trajetórias dedicadas ao estudo das relações étnico-raciais e dos direitos humanos. A partir de diferentes áreas do conhecimento, eles irão analisar como a representatividade influencia a construção de narrativas, a formulação de iniciativas e o acesso a direitos.
Renato Ferreira é professor do Programa de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ e advogado formado pela PUC-Rio. Doutor em Sociologia e Direito pela UFF e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, tem também pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV/EBAPE. Ao longo de sua trajetória, atuou na Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, participou do Fórum para Direitos Humanos e Minorias da ONU, em Genebra, e integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP), do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Silvio Lima é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Bioética e Ensino, além de dirigir o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF). Historiador formado pela UERJ, é mestre e doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. Sua produção acadêmica abrange temas como medicina e escravidão, teorias raciais, intelectuais negros, educação e relações étnico-raciais.
Parte da agenda institucional do Jardim Botânico do Rio de Janeiro dedicada às discussões sobre memória, patrimônio, diversidade e equidade, o Fórum Negritude em Foco fortalece o diálogo entre ciência, história e sociedade e reafirma o compromisso da instituição com iniciativas educativas e culturais voltadas ao reconhecimento das contribuições africanas e afro-diaspóricas na formação do Brasil.
O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no YouTube.
Serviço - Fórum Negritude em Foco
7ª edição – Representatividade e promoção da igualdade racial
Data: segunda-feira, 6 de abril
Horário: 14h
Local: Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube.