Notícias

Crianças participam do “Em busca das espécies da Mata Atlântica” no Jardim Botânico do Rio

Publicado em 15/07/2021 16h25 Atualizado em 16/07/2021 14h58
Criancas Mata Atlantica.png

O Jardim Botânico do Rio promoveu, nesta quinta-feira (15), o evento “Em busca das espécies da Mata Atlântica” voltado para o público infantil. Conduzida pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA)do JBRJ, a atividade foi iniciada com uma oficina de origami com alguns animais representativos da Mata Atlântica. Em seguida, as crianças visitaram o jardim sensorial, que abriga um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, com o objetivo de aguçar os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitos outros puderam ser tocados e, em alguns casos, provados pelos visitantes. Depois, as crianças estiveram no cactário - área dedicada ao cultivo e exposição de cactos e suculentas - e fizeram a Trilha da Mata Atlântica.

- Foi uma atividade muito intensa. As crianças chegam ao Jardim Botânico, encontram toda essa diversidade, luminosidade e ficam extasiadas. Elas também puderam, com a oficina de origami, prestar mais atenção na questão da importância da Mata Atlântica e os seus recursos vegetais e também a fauna. Durante o percurso, as crianças também conheceram a importância histórica do sistema hídrico para a preservação desse ecossistema – afirmou a educadora Milena Rodrigues do SEA/JBRJ.

CRIANÇAS E MATA ATLANTICA 2

A Trilha da Mata Atlântica é composta por 27 espécies, como pau-brasil, sapucaia, jequitibá-rosa, palmiteiro, entre outras. O Jardim Botânico do Rio Janeiro é classificado como área de núcleo de reserva da biosfera da Mata Atlântica. 

O oficial da Polícia Militar Antônio Tadeu, de 49 anos, trouxe o filho Antônio César, de 8 anos, e aprovou a atividade.

- É muito importante para as crianças manter contato com a natureza e conhecer a grande importância para todos de preservarmos esse ecossistema – disse ele.

Vídeo: Federico Rossi:

Fotos: Felipe Rebouças