Notícias
Alunas do Programa de Pós-Graduação em Botânica da ENBT conquistam premiações
As doutorandas premiadas Carolina Urman Vieira e Gabrielly Guabiraba Ribeiro
Duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ conquistaram premiações neste mês. Discente do doutorado, Gabrielly Guabiraba Ribeiro foi agraciada com o primeiro lugar no Concurso de Poesia Floral, organizado pelo 75º Congresso Nacional de Botânica (CNBOT 2025), realizado em 15 de agosto, na cidade de Parnaíba, Piauí. Ao receber o prêmio, Gabrielly destacou a relevância das pesquisas científicas.
- Agradeço muito à organização do CNBOT e, igualmente, à Sociedade Brasileira de Botânica, pela bela iniciativa e oportunidade de nos proporcionar espaços transversais de expressão da nossa pesquisa científica. Não é por acaso que a botânica é considerada a scientia amabilis. O mundo vegetal é cheio de cores, formas, sabores, texturas. A relação dos botânicos com as plantas é forte e vai além de nossas demandas acadêmicas mais tradicionais. Todos nós, amantes das plantas, devemos ter ciência de nosso papel e promover a divulgação dos resultados das nossas pesquisas, e também das nossas paixões. A premiação que recebi, no valor de R$1.000, será aplicada nas despesas com visitas a herbários nacionais – afirmou ela.
Já a mestranda Carolina Urman Vieira foi contemplada com o prêmio Scientia Amabilis, concedido pela Sociedade Botânica do Brasil, voltado ao incentivo de trabalhos de pós-graduação em fase inicial de desenvolvimento.
- Com a oportunidade que tive de ir ao CNBOT e com apoio de meus orientadores, resolvi aplicar meu projeto de dissertação sobre o gênero Anthurium na Reserva Biológica de Sooretama, e espero que tenha contribuição à flora regional do estado e para o Brasil. Fico extremamente feliz e grata de ter sido agraciada nessa premiação, tenho certeza de que vai ser de grande apoio para o encaminhamento da minha pesquisa. Agradeço imensamente a SBB e à ENBT pela oportunidade – ressaltou.