Geral
Museu encerra ciclo de palestras sobre o Livro de 450 anos
Publicado em
12/04/2016 15h05
Atualizado em
31/10/2022 12h39
A Biblioteca Barbosa Rodrigues e o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro organizaram três encontros com especialistas sobre o tema da exposição
No dia 13 de abril, às 10h, acontecem as duas últimas palestras sobre o Livro traduzido por Mattioli, uma com o bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo e outra com a tecnóloga em Conservação e Restauração de Bens Culturais Jandira Helena Fernandes Flaeschen.
Fabiano Cataldo de Azevedo
Fabiano, doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vai analisar o papel histórico da biblioteca científica e, a partir disso, buscar a compreensão deste local como espaço privilegiado de memória para o país e de que maneira podem se configurar também como patrimônio.
Jandira Helena Fernandes Flaeschen
A palestra de Jandira Helena Fernandes Flaeschen, mestranda em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, tem como objetivo conscientizar os profissionais que trabalham com os acervos científicos sobre as ações preventivas que devem ser planejadas e implementadas nas bibliotecas a fim de proteger e salvaguardar os itens.
O historiador Bruno Martins Boto Leite abriu o ciclo de palestras em março com o tema O conhecimento dos boticários da época moderna - entre o popular e o erudito.
A exposição Natureza impressa em livro. apresenta ao público um exemplar raro, do Séc. XVI, do acervo da biblioteca do JBRJ, Commentarii in libros sex Pedacii Dioscoridis Anazarbei De medica materia. Um livro antigo que revela muito sobre o contexto histórico em que foi publicado e pode inspirar estudos sobre temas atuais.