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Aula inaugural da ENBT tematiza a voz e o lugar da ciência para a conservação

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Publicado em 13/03/2020 15h11 Atualizado em 31/10/2022 13h46

Para que se faz ciência? A professora doutora Blandina Felipe Viana, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFB), cedo decidiu que queria produzir conhecimento científico para o bem comum. Mas também descobriu que esse conhecimento por si só “não transforma a realidade; é só mais uma voz entre outras”. A principal tarefa que se impôs, desde então, foi a de encontrar caminhos para o diálogo entre essas diferentes vozes, mantendo o seu lugar de fala, isto é, em seu papel de cientista.


Blandina Felipe Viana fala de estratégias e desafios para comunicar ciência | Foto: Raul Ribeiro

Na Aula Inaugural 2020 da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ), realizada em 10 de março, Blandina contou um pouco de sua história e dos resultados de sua experiência, sob o tema “Engajamento público com a ciência: desafios e oportunidades”. A professora foi recebida pela presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ana Lúcia Santoro, e pelo diretor da ENBT, Leandro Freitas, que também deram as boas-vindas aos novos alunos dos programas de pós-graduação acadêmica e profissional da Escola.


A presidente Ana Lúcia Santoro dá as boas-vindas em nome do JBRJ | Foto: Raul Ribeiro

Em seus anos como aluna de Biologia e de Agronomia, ao mesmo tempo, na Universidade de Brasília, Blandina Viana se interessou pelas atividades de extensão e percebeu, já nos primeiros anos de atuação profissional fora da academia, que muitas decisões relativas às práticas agrícolas eram tomadas sem embasamento científico algum. “A distância provocada pela falta de educação científica leva as pessoas à cegueira, inclusive à cegueira botânica – elas não percebem a relação das plantas com o clima, com a água e outros fatores do ambiente”, alertou.


Para o diretor da ENBT, Leandro Freitas, a ciência é uma atividade tão fascinante que os cientitas podem se afastar do diálogo com o entorno, mas a sociedade demanda esse diálogo | Foto: Raul Ribeiro

As pesquisas de Blandina na pós-graduação na Universidade de São Paulo se voltaram à questão de como conciliar a produção agrícola com a conservação ambiental – um conhecimento que pudesse ser usado pelos produtores/agricultores sem colocá-los em risco econômico. Era claro que uma pesquisa como essa só faria sentido se as pessoas se apropriassem desse conhecimento em suas práticas, daí o aprofundamento do interesse da pesquisadora pela comunicação.

O livro Extensão ou comunicação, de Paulo Freire, foi o que a levou a entender a extensão como um processo de comunicação. Do teórico da comunicação Pierre Levy, destacou a visão de que comunicar é partilhar o sentido. E de Kevin C. Elliot, a de que comunicar é partilhar valores. Ela se deu conta, então, de que era necessária uma mudança nos valores, pois são eles que determinam o tipo de pesquisa que será feita e o que será comunicado.

Para Blandina, a comunicação permeia o tripé de pesquisa, ensino e extensão. No entanto, a pesquisa e a extensão são práticas ligadas a tradições e perspectivas diferentes, sendo que a extensão acaba quase sempre sendo desvalorizada. Essa assimetria de valores acaba se refletindo nas relações interpessoais, tornando desafiador o trabalho de fomentar a convergência entre essas duas atividades e de mediar os conflitos que surgem.

Essa é uma equação complicada, que Blandina resumiu em um parágrafo: "como desenvolver atividades para aproximar a ciência da prática, dentro de uma perspectiva bidirecional (dialógica), mantendo o rigor científico, em um ambiente disciplinar, onde as interações inter e transdisciplinares não são valorizadas, mas que demandam tempo e investimentos na construção de relacionamentos colaborativos, e sem prejudicar os avanços na carreira acadêmica?"

A resposta é: aproveitando as oportunidades nas atividades acadêmicas e administrativas, estabelecendo parceiras e colaborações. “Novos conhecimentos emergem da integração”, afirmou a professora. No âmbito da Pesquisa, é possível aproveitar os editais para desenvolver diversos materiais envolvendo o público-alvo. Blandina deu como exemplo manuais de manejo desenvolvidos com os agricultores, a criação de uma trilha dos polinizadores com os guias de turismo e o desenvolvimento de materiais paradidáticos junto aos professores locais. Ela apresentou também materiais de apoio técnico, como o site Ecologia na Rede e o blog Darwinianas .

Nos programas de pós-graduação acadêmica e profissional do Instituto de Biologia da UFB, a professora tem orientado dissertações e teses nesse sentido, como, por exemplo, uma tese sobre avaliação de desempenho socioeconômico e práticas agrícolas amigáveis à biodiversidade. "Mostramos aos produtores que é possível ganhar dinheiro conservando a biodiversidade", comemora.

No âmbito do ensino, foram criadas, no Instituto, as disciplinas de graduação de caráter transdisciplinar e interdisciplinar, respectivamente, Atividade curricular em comunidade e sociedade e Introdução à divulgação científica para conservação da diversidade. Na pós-graduação, foi criada a cadeira interdisciplinar Engajamento público na ciência com ênfase na conservação da biodiversidade.

Na extensão propriamente dita, Blandina destacou o projeto de ciência cidadã Guardiões ( guardiões.cria.org.br ), em que os participantes registram em fotos as interações entre plantas e animais. Os registros passam por uma equipe de especialistas que os identificam e os dados vão para uma base, servindo para o desenvolvimento de modelos computacionais que visam responder a questões sobre perda de polinizadores em determinado local e qual o impacto que as mudanças climáticas podem ter nesse quadro, por exemplo.

Em artigo que será publicado em breve, Blandina apresenta um modelo para ajudar os acadêmicos em universidades a compreenderem como a antiga orientação pode ser superada ou reforçada: "supera-se quando as práticas são diversificadas e bidirecionais, exigindo que trabalhem além das práticas científicas convencionais, cruzando as fronteiras do treinamento tradicional e usando seus conhecimentos para influenciar a política e a cultura acadêmicas".

Ela enfatizou também que o diálogo demanda tempo para desenvolver relações de confiança e empatia em torno de um objetivo comum, e que, para a construção de soluções de qualidade, a diversidade - de origens, etnias, gêneros etc. - é fundamental e deve ser fomentada.

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