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Geral

Um espaço para todos: consciência ambiental e inclusão

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Publicado em 20/11/2019 17h14 Atualizado em 31/10/2022 13h47

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, consciência ambiental e inclusão estão na base do trabalho do Programa Educativo, que atende no Museu do Meio Ambiente. O Educativo desenvolve uma série de atividades para atender a todos os públicos, de acordo com a especificidade de cada um. Pessoas de qualquer idade, com ou sem deficiência, em grupo ou individualmente, são recebidas por uma equipe interdisciplinar formada por oito educadores dedicados a ampliar a visão sobre o ambiente e como interagimos com ele.

Segundo o coordenador pedagógico do Educativo, Gil Cardoso, o programa desenvolve atividades lúdicas que dialogam com princípios da educação ambiental e da arte educação. "Nossa proposta é possibilitar estratégias de acesso a temas como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, culturas tradicionais, entre outros, estimulando a discussão a partir da percepção de que todos nós afetamos ou somos afetados de alguma forma pelas questões ambientais", diz Gil.

Este ano, o programa está usando como ponto de partida para as atividades os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da ONU, que tem como objetivo erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos dentro dos limites do planeta. O Educativo abre espaço, assim, para o diálogo acerca de nosso futuro comum.

Crianças assistem a contação de histórias da equipe do Educativo, com tradutora de Libras Contação de histórias com tradução em Libras

Para que esse trabalho seja acessível a todos, o Educativo atua de maneira multissensorial, com material tátil, olfativo, visual e musical que está em constante aprimoramento a partir das experiências com o público. O principal, no entanto, é a sensibilidade da equipe para entender o que cada grupo ou visitante precisa e adaptar as linguagens e atividades de acordo com essas necessidades.

Mesa com diversos materiais táteis e visuais Materiais sensoriais desenvolvidos pela equipe do Educativo

A prioridade de atendimento é para os grupos agendados, sejam escolares ou não. Se não houver grupo agendado, o atendimento é aberto para qualquer visitante que chegue ao Museu e queira participar. Em todos os casos, há uma conversa inicial com os educadores para que eles possam identificar as especificidades e definir as atividades que serão oferecidas.

No caso de grupos agendados, o responsável deve preencher um Termo de Agendamento onde informa se há, por exemplo, algum aluno ou participante que necessite de atenção especial, por deficiência, idade ou qualquer outro motivo. A partir disso os educadores definem os trajetos, as histórias a serem contadas, as músicas e se farão uso de material tátil, olfativo ou visual. O atendimento é feito mesmo que a escola ou grupo não disponha de mediadores para os casos especiais.

Aluno com deficiência visual prepara tinta com pigmento de solo Alunos com baixa visão preparam tinta à base de solo para ser usada em seus desenhos

Para dar conta da diversidade de públicos, a formação interdisciplinar da equipe é fundamental. O educador Guilherme Borges, por exemplo, é fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com formação pelo Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES)  - e estudante de Pedagogia e Gestão Ambiental.

Além disso, os educadores são provenientes das diferentes regiões da cidade, o que ajuda a elaborar ações específicas para o lugar de onde a pessoas vêm.  "Procuramos contribuir para a transformação individual e social, pensando, em conjunto com os participantes, as condições dessa transformação. Perceber a maneira como você afeta e é afetado pelo meio ambiente faz toda a diferença para que a pessoa compreenda sua importância como indivíduo e como grupo", explica Gil.

A riqueza das experiências compartilhadas nesse trabalho inclusivo é fonte de realização pessoal para os integrantes da equipe, pela riqueza das experiências compartilhadas. "É uma troca, a gente acaba aprendendo muito também", conta Ana Paula Lima, estudante de Ciência Política e educadora.

Em julho, a mãe de uma criança autista deixou registrado, na Ouvidoria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um elogio extenso e emocionado a todos do Educativo, pelo cuidado, atenção e carinho no atendimento a sua filha Letícia, de 7 anos:

A menina Letícia brinca com boneca no espaço do Educativo Letícia brinca no espaço do Educativo no Museu

"Quero registrar a gratidão de minha família e um grupo de amigos pela experiência maravilhosa em nossa visita ao Museu no último sábado dia 13/07/19. Sei que o trabalho que vocês desenvolvem ali é muito sério e de uma riqueza cultural enorme.

Somos famílias que se conheceram por termos filhos autistas e nosso contexto é bastante singular, cada criança tem seu potencial, mas também seus desafios. Como família, estamos sempre nos antecipando ao que pode acontecer, e por vezes não acessamos alguns espaços e vivências, por não conseguir prever o resultado.

No sábado, fomos surpreendidos pela equipe de educadores muito gentil e habilidosa no trato com as crianças, afinal independente do contexto ou qualquer diferença, nossos pequenos são simplesmente 'crianças' e nós estamos dizendo ao mundo que ser diferente é ser normal e amamos perceber que a equipe está sintonizada com essa realidade.

Foi maravilhoso ter a oportunidade de voltar a ser criança com eles, desenhamos a lua, tocamos instrumentos musicais, dançamos, sorrimos, passeamos ao ar livre, ouvimos a história de algumas árvores, vimos nossos filhos com asas de borboleta e usando a imaginação.

Eu nunca vou esquecer o olhar apaixonado de minha filha Letícia, ouvindo a história da princesa que queria a lua e que tem o mesmo nome que o seu.

Foi um encontro de histórias, porque eu e meu marido também nos vimos nela, afinal, assim como o bobo da corte, diariamente somos desafiados a descobrir o que nossa filha quer ou precisa, pois nem sempre ela consegue se expressar com palavras.

Nós exploramos ao máximo o nosso dia no Jardim Botânico, curtimos cada espaço e guardaremos para sempre esse dia na memória. Parabéns pelo trabalho, desejo que ele continue e cada vez mais pessoas tenham acesso a essa experiência.

Sinceramente,
Daniele Evangelista Cavaleiro"

A mãe de Letícia, Daniele, a pequena Alice, irmã de Letícia, e o pai Alexsandre Daniele, Alice - irmã mais nova de Letícia, e o pai Alexsandre

Todas as atividades do programa Educativo do Museu do Meio Ambiente são gratuitas e os agendamentos podem ser feitos de terça a sábado das 9h às 17h, pelo e-mail agendamentomuseu@jbrj.gov.br

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