Notícias
Segurança e Saúde no Trabalho
Pesquisador da Fundacentro recebe Comenda de SST
O pesquisador da Fundacentro, Eduardo Algranti, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho 2022. A homenagem foi idealizada pela Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho) em 2008 e é concedida a profissionais de SST, com mais de 30 anos no setor, que fizeram trabalhos relevantes em prol da sociedade. As indicações são feitas por diferentes instituições, e a escolha, por uma comissão formada por Comendadores de SST.
A entrega ocorreu em evento realizado em 19 de outubro, durante a Fisp (Feira Internacional de Segurança e Proteção), em São Paulo/SP. Algranti foi o premiado da categoria pesquisador em SST. “Trabalho no Serviço Público desde que me formei. Existe um conceito de que o Serviço público é ineficiente. Minha experiência é contrária a isso. Não vejo em meus pares pessoas que não trabalham”, afirma. “Vejo com preocupação o desmonte nas instituições, o que traz prejuízos incalculáveis”, completa.
Para o pesquisador, o Serviço Público lhe proporcionou a possibilidade de desenvolver inovação, bem-estar e SST com foco na Saúde do Trabalhador. Médico pneumologista, com mestrado em Pneumologia pela University of Wales e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha na Fundacentro desde 1984. Nessa trajetória, atuou nos seguintes temas: epidemiologia, exposição à sílica e asbesto, doenças como asma ocupacional, silicose, câncer do pulmão, asbestose e mesotelioma, métodos de imagem em doenças ocupacionais pulmonares.
Os resultados de suas pesquisas foram apresentados em periódicos científicos e congressos internacionais, levados à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atualmente, possui 51 publicações de sua autoria ou coautoria listadas no PubMed. Eduardo Algranti também foi diretor do Centro Colaborador da OMS em Saúde Ocupacional-Fundacentro, de 2004 a 2017, e foi nomeado membro do Collegium Ramazzini, academia internacional independente com 180 membros convidados de mais de 30 países, em 2019.
Amianto
A questão do amianto marca a trajetória dele. A Fundacentro estuda a exposição a essa fibra desde 1985. Um longo caminho até chegar ao banimento em 2017 pelo Supremo tribunal Federal (STF). Um levantamento de trabalhadores atendidos na instituição, apresentado por Algranti ao STF em 2012, aponta que de 1333 trabalhadores expostos, 356 tiveram diagnosticadas doenças associadas ao amianto, o que corresponde a 26,7% do total. Na ocasião foram computados 139 casos de asbestose, oito de câncer de pulmão, sete de mesotelioma e dois de câncer de laringe.
Segundo o médico pneumologista, entre 20 e 25% dos óbitos por mesotelioma não têm registro adequado em termos mundiais. De 1994 a 2008, houve 955 óbitos registrados por esse tumor no Brasil. A estimativa é que tenham ocorrido 1400 casos no período. Em outro estudo, foram levantados 929 óbitos causados por mesotelioma entre 2000 e 2012. A partir da análise desses dados e da aplicação de um modelo estatístico, chegou-se a estimativa de 1911 mortes por mesotelioma entre 2013 e 2030, com pico de ocorrência previsto para o período de 2021 a 2026.
Comendadores de SST
Outros 9 profissionais receberam a Comenda de Honra ao Mérito de SST 2022 em diferentes categorias: Carolina Maia, Enfermeira do Trabalho; Marcelo Barros, Engenheiro de Segurança do Trabalho; Lucy Baú, Ergonomista do Trabalho; Mariene Hidaka, Fonoaudióloga do Trabalho; Alexandre Gusmão, Gestor Empresarial Produtor; Marcos Pereira, Gestor Empresarial Distribuidor; Celso Dexheimer, Higienista Ocupacional; José Carlos Ribeiro, Médico do Trabalho; e Jorge da Silva, Técnico de Segurança do Trabalho.
Entre 2008 e 2022, 249 profissionais se tornaram Comendadores de SST. Ao longo desse período, 24 pessoas que trabalharam ou atuam na Fundacentro foram homenageadas: Adir de Souza, Vladimir Vieira, Arline Arcuri, Clóvis Meirelles, Cristiane Queiroz, Eduardo Giampaoli, Francisco Kulcsar, Gerrit Gruenzner, Irene Saad, Irlon da Cunha, José Damásio de Aquino, José Manuel Gana Soto, José Possebon, Tarcísio Buschinelli, Jófilo Moreira Lima, Luiz Brasil, Marcos Domingos, Margarida Teixeira, Maria Muccillo, Mario Fantazzini, Ricardo Serrano, Robson Spinelli e Salim Amed.