Planejamento Estratégico

Publicado em 16/01/2020 15h44 Atualizado em 23/06/2021 16h37

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Plano Estratégico Institucional - 2020-2023 (versão atualizada, aprovada em 23/12/2020)

Objetivos estratégicos e indicadores de resultado

Plano de Ação - 2020

Plano de Ação - 2021 

Resultados do Plano de Ação - 2020 (acesse os dados em formato CSV)

 

Ação estratégica Indicador Meta Resultado em 31/12/2020 Justificativa (caso a meta não tenha sido alcançada)
Gerenciar projetos de pesquisa em segurança e saúde no trabalho com base nas prioridades identificadas por matriz de priorização Percentual de execução 100% 100% -
Gerenciar projetos de pesquisa em segurança e saúde no trabalho com base nas prioridades identificadas por outras fontes, além da estatística Percentual de execução 100% 100% -
Gerenciar projetos de pesquisa em segurança e saúde no trabalho com base nas prioridades identificadas pela direção Percentual de pesquisas demandadas atendidas no prazo 100% 100% -
Realizar estudos demandados pelo Ministério da Economia Percentual de estudos demandados atendidos no prazo 100% 75% Os procedimentos para o acompanhamento e avaliação estão em fase de ajustes. Neste primeiro momento algumas falhas comprometeram parte das respostas às solicitações.
Realizar estudos para aprimoramento de políticas públicas Percentual de estudos realizados no prazo 100% 100% -
Implantar laboratório de inovação Percentual de execução 100% 100% -
Ampliar o alcance dos cursos Número de cursos ofertados em plataformas de difusão 3 3 -
Implementar Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional (desde que aprovado pela CAPES) Número de Programas de PPG implementados 1 - Proposta apresentada à CAPES não foi aprovada, impossibilitando a continuidade da ação.
Aumentar o número de cursos com conteúdo relacionado à formação em segurança e saúde no trabalho Número de novos cursos ofertados (independente da modalidade - presencial, EAD ou webcast) 5 3 Com as restrições trazidas pela pandemia de COVID-19, todos os cursos presenciais foram cancelados.
Desenvolver aplicativo relacionado à segurança e saúde no trabalho Número de funcionalidades à disposição no portal do Governo Digital 4 2 Os procedimentos para o acompanhamento e avaliação estão em fase de ajustes. Neste primeiro momento algumas falhas comprometeram parte das respostas às solicitações.
Realizar pesquisa de avaliação dos usuários sobre o uso das mídias e novas tecnologias digitais Percentual de execução 100% 100% -
Aprimorar o uso das mídias sociais Número de seguidores nas redes sociais 30.000 73.884 -
Adquirir e colocar em operação um servidor de alta capacidade computacional Percentual de execução 100% 0% As bases de dados necessárias não foram estabelecidas, inviabilizando a definição dos parâmetros para decisão.
Estruturar uma área de apoio para o processamento dos dados Percentual de execução 100% 80% O desenho básico foi realizado, faltam definições da área técnica para plena execução.
Definir sistemática de priorização de projetos e atividades Percentual de execução 100% 100% -
Elaborar o perfil nacional de segurança e saúde no trabalho Percentual de execução 100% 20% Não foi possível alocar recursos para a tarefa.
Construir cenários futuros Percentual de execução 100% 80% A COVID-19 alterou as tendências e optou-se por deixar o delineamento dos cenários para 2021.
Implantar a Gestão Documental Percentual de execução 100% 100% -
Implementar a Política de Gestão do Conhecimento Percentual de execução 100% 100% -
Digitalizar e documentar os processos de trabalho Percentual de execução 100% 80% A tramitação de todos os processos foi transferida para o formato eletrônico. A Fundacentro continua realizando o mapeamento dos processos e a contrução das bases de conhecimento.
Adicionalmente, há necessidade de alinhamento metodológico junto ao Ministério da Economia.
Implantar sistema de informações gerenciais Percentual de execução 100% 30% A pandemia de Covid-19 comprometeu a execução das atividades planejadas. Além disso, a contratação de um número grande de serviços essenciais e de grande porte se concentrou no ano de 2020, tendo como consequência a reorganização da força de trabalho.
Promover cursos e capacitações que atendam a demanda formalizada por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas Percentual de execução 100% 38% Muitos cursos previstos no PDP não foram realizados devido à pandemia. 
Implementar um programa de qualidade de vida no trabalho Número de ações implementadas visando a qualidade de vida do servidor no trabalho 2 - Não foram implementadas ações de qualidade de vida devido à  pandemia e consequente trabalho remoto.
Realizar pesquisa de avaliação dos servidores sobre o ambiente de trabalho Percentual de execução 100% - A pesquisa estava em elaboração, porém foi suspensa devido à pesquisa lançada pelo órgão central do SIPEC, sobre clima organizacional.
Alocar a operação da Fundacentro nos estados em imóveis compartilhados Número de operações da Fundacentro migradas para imóveis compartilhados 5 2 Foram alocadas as unidades de ES e BA; DF está  buscando espaço compartilhado junto ao Ministério da Economia; MG e Campinas aguardam início das tratativas.
Reorganizar a força de trabalho Percentual de execução 100% 90% Alguns elementos e informações necessários para a conclusão da ação têm expectativa de estarem disponíveis a partir do primeiro semestre de 2021. De posse desses dados, teremos os elementos para revisar com segurança a organização do trabalho em alguns temas e rever a distribuição das equipes de servidores.
Implementar experiência-piloto do trabalho à distância Percentual de alcance das metas do projeto piloto 100% - A necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19 impôs a adoção do trabalho remoto, tornando a ação superada e sendo substituída pela adesão ao Programa de Gestão nos moldes da Instrução Normativa n.  65/2020 a ocorrer no ano de 2021.
Implantar plano de comunicação institucional Percentual de execução 100% 0% Por conta da pandemia e das demandas institucionais inesperadas, optou-se por desenhar o plano em 2021.
Realizar pesquisa de avaliação sobre a comunicação interna Percentual de execução 100% 75% Realizada a pesquisa de avaliação dos usuários sobre o uso das mídias e novas tecnologias digitais. O survey para a pesquisa final está pronto e será aplicado no primeiro semestre de 2021.
Implementar Política de Gestão de Riscos Percentual de execução 100% 90% Pequenos ajustes a partir da implementação foram deixados para 2021 para que sigam alinhados à metodologia do Ministério da Economia.
Implementar Programa de Integridade Percentual de execução 100% 100% -
Implementar Política de Governança Percentual de execução 100% 100% -