Eventos On-line

Webinários, videoaulas, material expositivo e abertura para debate sobre temas relevantes.
Publicado em 17/09/2020 11h35 Atualizado em 15/09/2021 15h24

 

Evento on-line dias 14 e 15 de setembro de 2021.

Remoção do Amianto - Os Desafios de Florianópolis na Aplicação da Lei Municipal nº 10.607/2019

14/09/2021 - Assista ao primeiro dia de debates das 09h00 às 11h45 no Canal da Fundacentro no YouTube, clique aqui.

Mesa de Abertura: participação de Felipe Mêmolo Portela - Presidente da Fundação Jorge Duprat de Segurança e Medicina do Trabalho FUNDACENTRO; Padre Pedro Baldissera – Deputado Estadual e Representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; Lucas Barros Arruda - Superintendente de Saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis e Representante da Prefeitura de Florianópolis; Carlos Alberto Kita Xavier - Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA/SC; Eliezer João de Souza - Presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto ABREA.

Mesa preliminar: Valéria Ramos Soares Pinto – Coordenadora do Projeto Desamiantagem da FUNDACENTRO.

Mesa Efeitos à saúde da exposição ao amianto e os impactos a saúde dos trabalhadores: Eduardo Algranti – Médico Pneumologista e Pesquisador da FUNDACENTRO, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação; Eliezer João de Souza - Presidente da ABREA.

Mesa Aspectos legais relacionados ao amianto e sua remoção, o contexto brasileiro e experiências internacionais: Marcia Kamei - Procuradora Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da Codemat/MPT, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação; Carmen Lima - Fundadora e Coordenadora da SOS Amianto e Secretária da Subcomissão para a Criação da Norma Portuguesa para a Remoção do Amianto, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação.

15/09/2021 - Assista ao segundo dia de debates das 09h00 às 12h30 no Canal da Fundacentro no YouTube, clique aqui.

Mesa Lei Municipal 10.607/2019: Lino Fernando Bragança Peres - Aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Professor Voluntário, Pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Autor da Lei Municipal 10.607/2019; Vinícius Ternero Ragghianti - Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Conselheiro Suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CEEC do CREA/SC; Gustavo Sartori Pottker - Tecnologista da Fundacentro, membro da equipe do Projeto Desamiantagem da Fundacentro.

Mesa Boas práticas na remoção do amianto e aspectos de vigilância envolvidos: Edna Maria Niero - Coordenadora do Ambulatório de Saúde do Trabalhador da UFSC e Médica da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis; Hermano Albuquerque Castro – Pneumologista e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Mesa Perspectivas e possíveis estratégias para a implantação de uma proposta de remoção de MCA, como a da Lei Municipal 10.607/2019: Fernanda Giannasi - Auditora Fiscal do Trabalho Aposentada, Fundadora da ABREA e Coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação; Marcelo Guaraldi Bohrer - Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Florianópolis.

Mesa de Encerramento Equipe do Projeto Desamiantagem da Fundacentro: Artur Carlos da Silva Moreira, Elizabeth da Silva Figueiredo, Leila Posenato Garcia, Gustavo dos Santos Henschel, Gustavo Sartori Pottker, José Renato Alves Schmidt, Ricardo Luiz Lorenzi, Valéria Ramos Soares Pinto.

O evento busca debater a implantação dessa lei, que proíbe o uso de produtos, materiais ou artefatos com asbesto, e ampliar a difusão de conhecimentos sobre riscos da exposição a essa fibra. Acesse ao arquivo com a programação do evento, clique aqui.

 

Imagem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27/07/2021 - Seminário Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Seminário Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho foi transmitido no dia 27 de julho, das 14h às 16h, no canal do YouTube fundacentrooficial. No webinar, foram discutidas as aplicações da nova NR 18 (Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) frente ao GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), regulamentado pela nova NR 1.

Programação

A palestrante do evento foi a engenheira de segurança Maria Cristina Félix, que atua como tecnologista da Fundacentro e tem histórico de projetos e ações voltados para a SST na indústria da construção. Também é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Clique aqui para acessar ao conteúdo da palestra.

Os debatedores foram a coordenadora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG (Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais), Andreia Kaucher Darmstadter, e o presidente do Sintest-DF (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Distrito Federal), Wilton Cardoso de Araújo.

Além do Seconci/MG e do Sintest/DF, foram parceiros do evento: SIT (Subsecretaria de Inspeção do Trabalho), Sticombe (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília), Sinduscon-DF (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal), Seconci-DF (Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal), ISMEP (Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa) e Abraest (Associação Brasiliense de Engenheiros de Segurança do Trabalho).

O evento fez parte da Canpat 2021 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que tem como tema Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para o Brasil. Neste ano, a Canpat pretende ressaltar as vantagens da redução de acidentes para toda a sociedade e enfocar que a SST gera “mais qualidade de vida para os trabalhadores”, “mais competitividade para as empresas” e “valor para o Brasil”.

 

Card Trabalho Gênero e Aposentadoria

 

Ciclo de Palestras - Trabalho, Gênero e Aposentadoria

Tecnologista da Fundacentro, Engrácia aprofundará a discussão sobre gênero, trabalho e aposentadoria a partir de sua tese de doutorado “Gênero, aposentadoria e sintomas depressivos: um estudo com participantes do ELSA-Brasil. Os estudos e atividades educativas sobre as relações entre trabalho e saúde psíquica que realiza na Unidade Descentralizada da Bahia (UDBA), onde atua há 37 anos, também servirão como subsídios.

O evento contou com a mediação da técnica da Fundacentro, Ana Soraya Vilasboas Bomfim. Aberto ao público em geral e, especialmente, para a participação de profissionais e estudantes da área de Saúde dos Trabalhadores, trabalhadores aposentados ou prestes a se aposentar, trabalhadores de quaisquer setores e demais interessados.

Assista aos encontros

09/06/2021 - Trabalho, Gênero e Aposentadoria, às 18h, no canal da Fundacentro no YouTube. Para acessar ao conteúdo da apresentação clique aqui

Referência principal: Chaves, Maria Engrácia; Oliveira, Juliana Andrade; Aquino, Estela M.L. Desigualdades de gênero no trabalho e repercussões sobre a aposentadoria. RELET (no prelo).

07/07/2021 - Gênero, Aposentadoria e Saúde, às 18h, no canal da Fundacentro no YouTube. Disponibilizaremos a apresentação após o evento. Para acessar o conteúdo da apresentação clique aqui.

Referência principal: Chaves, Maria Engrácia (2018), Gênero, aposentadoria e sintomas depressivos: um estudo com participantes do ELSA-Brasil. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Clique aqui para acessar a tese da palestrante.

04/08/2021 - Trabalho após a aposentadoria: Gênero e Precarização, às 18h, no canal da Fundacentro no YouTube. Para acessar o conteúdo da apresentação clique aqui.

Referência principal: Chaves, M.E.C.; Aquino, E.M.L. Desigualdades de gênero e trabalho após a aposentadoria. Laborare, vol 4, No 6, jan-jun/2021. p. 152-171. Link de acesso à revista: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/issue/view/6.

 

Card - Ciclo de Palestras Nanotecnologia

Ciclo de Palestras - Nanotecnologia e seus impactos sobre a SST

Ciclo de Palestras "Nanotecnologias e seus impactos sobre a segurança e saúde no trabalho" está sendo realizado durante o mês de maio e na primeira semana de junho com transmissão pelo canal da Fundacentro no Youtube, clique aqui para acessar o canal.

Os encontros on-line ocorrem nos dias 05, 12, 19 e 26 de maio e também em 02 de junho, das 16:00 às 17:30 horas. Uma equipe multidisciplinar de especialistas que desenvolvem o tema há mais de 10 anos na Instituição são os responsáveis pelas palestras e debates.

05/05/2021 - Valéria Ramos Soares Pinto, Tecnologista da Fundacentro, Engenheira Química e de Segurança do Trabalho e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ apresentou a palestra "Conceitos e características das nanotecnologias que guardam relação com a SST", clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação. A palestrante contou com a mediação da Pesquisadora da Fundacentro, Arline Sydnéia Abel Arcuri, clique aqui e assista ao primeiro encontro.

12/05/2021 - Maria de Fátima Torres Faria Viegas, Tecnologista da Fundacentro, Médica do Trabalho e Mestre em Saúde Pública pela Fiocruz apresentou a palestra “Potenciais efeitos dos nanomateriais sobre a saúde humana”, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação. A palestrante contou com a mediação do Tecnologista da Fundacentro, José Renato Alves Schmidt, clique aqui e assista ao segundo encontro.

19/05/2021 - Luis Renato Balbão Andrade, Tecnologista da Fundacentro, Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho, Doutor em Engenharia de Produção, apresentou a palestra "Ferramenta prática para a avaliação e controle de riscos envolvendo nanomateriais - CB", clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação. O palestrante contou com a mediação da Tecnologista da Fundacentro, Maria de Fátima Torres Faria Viegas, clique aqui e assista ao terceiro encontro.

26/05/2021 - José Renato Alves Schmidt, Tecnologista da Fundacentro, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Doutor em Engenharia Ambiental apresentou a palestra “Novas abordagens sobre análise de perigo e riscos devido às nanotecnologias”, clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação. O palestrante contou com a mediação do Tecnologista da Fundacentro, Luis Renato Balbão Andrade,  clique aqui e assista ao quarto encontro. 

02/06/2021 - Arline Sydnéia Abel Arcuri, Pesquisadora da Fundacentro, Química e Doutora em Físico-Química apresentou a palestra "Aspectos da convergência tecnológica e suas implicações para SST", clique aqui para acessar o conteúdo da apresentação. A palestrante contou com a mediação da Tecnologista da Fundacentro, Valéria Ramos Soares Pinto,  clique aqui e assista ao quinto encontro.

 

Card Dia Mundial de SST

28/04/2021 - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

O Dia internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho é celebrado em 28 de abril e considerado pela A Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A data foi comemorada pela Fundacentro com a apresentação do webinar "Gerenciamento de riscos ocupacionais como sistemas resilientes de SST", com a participação especial de Felipe Mêmolo Portela, Presidente da Fundacentro; Romulo Machado e Silva, Subsecretário da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT); Raimundo Salvador da Costa Braz, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (Sticombe Brasília); Dionyzio Klavdianos, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), clique aqui para acessar o canal do YouTube da Fundacentro.

 Coordenação:

Swylmar dos Santos Ferreira: Analista em C&T da Fundacentro; Stefani Cardoso Jardim: Engenheira civil e Engenheira de segurança do trabalho na Emplavi.

Palestras:

O que é um sistema resiliente em Segurança e Saúde no Trabalho? de autoria de Gilmar da Cunha Trivelato: Pesquisador da Fundacentro, participou dos GTTs de revisão das NRs 01 e 09. Clique aqui para baixar o material da apresentação.

Os principais desafios para a implantação do GRO da NR 01 nas organizações objetivando a resiliência de autoria de Rodrigo Vieira Vaz: Auditor-Fiscal do Trabalho da SIT, coordenou o GGT de revisão da NR 10. Clique aqui para baixar o material da apresentação.

Saúde e segurança em tempos de pandemia: um desafio de autoria de José Luiz Pedro de Barros: Gerente Institucional de SST na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Clique aqui para baixar o material da apresentação.

O caminho árduo do PGR de autoria de Robinson Leme: Diretor de SST na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP). Clique aqui para baixar o material da apresentação

 

Card de divulgação do Webinar Trabalho e Prevenção realizado em 11/12/2020 das 14 às 17hs

11/12/2020 - "Trabalho e Prevenção - Abordagem Multidisciplinar em SST"

Ao vivo das 14:00 às 17:00 horas. Autores: Flavio Bentes (Tecnologista da FUNDACENTRO) e Emerson Moraes (Analista em C&T da FUNDACENTRO). Você pode assistir ao vídeo através do canal da Fundacentro no Youtube (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Flávio Bentes (clique aqui) e Emerson Teixeira (clique aqui).

 

Card Novo Anexo III da NR07

  

21/10/2020 - "Controle Radiológico e Espirométrico da Exposição a Agentes Químicos"

Ao vivo das 14:00 às 17:00 horas. Autores: Carlos Eduardo Domingues (Auditor Fiscal do Trabalho do ME), Eduardo Algranti (Pesquisador da FUNDACENTRO), Tarcísio Buschinelli (Pesquisador Aposentado da FUNDACENTRO). Você pode assistir ao vídeo através do canal da Fundacentro no Youtube (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Eduardo Algranti (clique aqui) e Tarcísio Buschinelli (clique aqui).

Card Primeira Série Webinar NR01 

18/09/2020 - "Como Elaborar e Executar um Plano de Ação"

Autores: Gilmar da Cunha Trivelato (Pesquisador da FUNDACENTRO), Rogério Galvão (Tecnologista da FUNDACENTRO). Você pode assistir ao vídeo (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Gilmar da Cunha Trivelato (clique aqui) e Rogério Galvão da Silva (clique aqui).

11/09/2020 - "Como Construir um Inventário de Riscos"

Autores: Gilmar da Cunha Trivelato (Pesquisador da FUNDACENTRO), José Marçal Jackson Filho (Tecnologista da FUNDACENTRO),  Airton Marinho (Auditor Fiscal do Trabalho do ME). Você pode assistir ao vídeo (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Gilmar da Cunha Trivelato (clique aqui).

04/09/2020 - "Critérios e Procedimentos para Identificar Perigos e Avaliar Riscos e Ocupacionais"

Autores: Gilmar da Cunha Trivelato (Pesquisador da FUNDACENTRO), Marcela Gerardo Ribeiro (Tecnologista da FUNDACENTRO), Mário Parreiras (Auditor Fiscal do Trabalho do ME). Você pode assistir ao vídeo (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Gilmar da Cunha Trivelato (clique aqui) e Marcela Gerardo Ribeiro (clique aqui).

28/08/2020 - "Estratégias para estabelecer e manter um PGRO em um Estabelecimento"

Autores: Gilmar da Cunha Trivelato (Pesquisador da FUNDACENTRO), José Marçal Jackson Filho (Tecnologista da FUNDACENTRO), Roberto Vaz (Auditor Fiscal do Trabalho do ME). Você pode assistir ao vídeo (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Gilmar da Cunha Trivelato (clique aqui).

21/08/2020 - "O que é um Gerenciamento de Programas e Riscos Ocupacionais"

Autores: Gilmar da Cunha Trivelato (Pesquisador da FUNDACENTRO), José Damásio de Aquino (Tecnologista da FUNDACENTRO) e Luiz Carlos Lumbreras (Auditor Fiscal do Trabalho do ME). Você pode assistir ao vídeo (clique aqui) e consultar o material complementar apresentado por Gilmar da Cunha Trivelato (clique aqui) e José Damásio de Aquino (clique aqui).