Notícias
Retrospectiva 2025
Dia do Banheiro reforça debate da Funasa sobre acesso ao saneamento no Brasil
Papo de Saneamento
O quarto trimestre de 2025 também foi marcado pelo fortalecimento do debate público sobre o acesso ao saneamento básico no Brasil. Em novembro, durante a programação da COP30, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveu discussões sobre a realidade de milhões de brasileiros que ainda vivem sem acesso a banheiro, tema central do Dia Mundial do Banheiro (19/11).
A data foi marcada por edição especial da série “Papo de Saneamento”, realizada no contexto da COP30, que reuniu representantes institucionais para refletir sobre os impactos da ausência de saneamento adequado na saúde pública, na dignidade humana e no meio ambiente. “O debate reforçou o entendimento de que o acesso a banheiro é uma condição básica para a promoção da saúde e a redução de desigualdades sociais”, avaliou o presidente da Funasa, Alexandre Motta.
Ao trazer o tema para o centro da agenda climática internacional, a Funasa destacou a relação direta entre saneamento, justiça social e adaptação às mudanças do clima. A discussão evidenciou que a falta de infraestrutura sanitária agrava a vulnerabilidade de populações expostas a eventos extremos, como enchentes e secas, especialmente em áreas rurais, periferias urbanas e comunidades tradicionais.
Compromisso com políticas públicas
A iniciativa integrou o conjunto de ações desenvolvidas pela Fundação ao longo do quarto trimestre, em articulação com parceiros do setor na Casa do Saneamento, ampliando o diálogo com entidades institucionais e com a sociedade sobre soluções possíveis para universalizar o acesso ao saneamento no país.
“Marcando o Dia do Banheiro com um debate qualificado e inserido no contexto da COP30, a Funasa reafirmou seu compromisso com políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à dignidade humana e à redução das desigualdades no acesso ao saneamento básico”, constata Alexandre Motta.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448