Notícias
SFB apoia ação para a restauração de 420 hectares de áreas degradadas no Mato Grosso
Foto: Michel Alvim/Secom-MT.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) firmou parceria com o Governo de Mato Grosso para restaurar 420 hectares degradados em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL) no estado. A iniciativa, apoiada pelo Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), será executada na área de abrangência do Programa Todos pelo Araguaia.
O anúncio foi feito durante o lançamento da versão 2.0 do Cadastro Ambiental Rural (CAR) utilizado pelo governo de Mato Grosso e contou com a presença de diversas autoridades e convidados, como o diretor de Regularização Ambiental Rural (DRA) do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinicius Alves, e a Coordenadora Geral de Apoio à regularização da DRA, Marcela Eberius Mendonça.
Essa iniciativa abrange 12 municípios localizados na região do Alto Araguaia, onde será realizada a restauração florestal de uma área de 420 hectares, dividida em três lotes de 140 hectares cada, com um custo estimado superior a 15 milhões de Reais. Com a restauração desses espaços degradados, as propriedades rurais poderão ser readequadas no CAR e no Programa de Regularização Ambiental (PRA). A ideia é recuperar a vegetação nativa, ajudando na conservação do solo e da água, minimizando os impactos das mudanças climáticas. O desenvolvimento das atividades será custeado pelo Projeto Regulariza Rural, gerido pelo SFB.
No planejamento está previsto o diagnóstico ambiental (propriedades e paisagem), a mobilização comunitária, o fornecimento de insumos e o plantio de espécies nativas, além do enriquecimento, monitoramento e avaliação das áreas em restauração. Paralelamente a iniciativas como essa, o SFB atua para o avanço da análise de regularidade ambiental dos imóveis rurais, como destaca o diretor de Regularização Ambiental Rural do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinicius Alves. De acordo com o governo de Mato Grosso, o estado possui quase 14 mil imóveis rurais regularizados, o que representa cerca de 20% da área mato-grossense que pode ser inserida no CAR.
“Também empenhamos esforços à consolidação dos mecanismos para a efetiva implantação dos PRAs, para a gestão dos ativos ambientais, incluindo a implementação do módulo de gestão da Cota de Reserva Ambiental (CRA) e o monitoramento da adequação ambiental das posses e propriedades rurais. Todas essas iniciativas resultam de um diálogo permanente com o Mato Grosso e as demais Unidades da Federação (UFs) e de parcerias nacionais e internacionais, a exemplo do projeto Regulariza Rural, com apoio do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW e a parceria do IICA”, reforçou Marcus Vinicius Alves.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511
