Notícias
Diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro participa de Congresso de Eucalipto, na Bahia
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto participou, nesta quarta-feira (7/8), da abertura do IV Congresso Brasileiro de Eucalipto, que se realiza até amanhã (8/8), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, em Salvador (BA).
Com tema central “Uso múltiplo sustentável”, o Congresso busca apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais problemas que o setor florestal enfrenta.
Também participaram da cerimônia de abertura o presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung, o senador Irajá Abreu, e o presidente da Câmara Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Walter Rezende.
O diretor-geral do Serviço Florestal, em sua fala, explicou as mudanças que estão ocorrendo no âmbito do Serviço Florestal e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), destacando a atuação da ministra Tereza Cristina, no sentido de “destravar” o setor produtivo e produzir respostas rápidas para o setor florestal e para o agronegócio como um todo.
O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), uma das realizadoras do evento, Wilson Resende, comemorou a participação no evento de cerca de 280 pessoas de 20 estados, além de uma delegação de Angola e 30 participantes provindos do interior da Bahia.
“As discussões têm sido bastante produtivas, pois cada painel conta com a participação de representantes do governo, do setor produtivo e da academia, de forma que os debates avançam com a compreensão de todos os envolvidos”, avaliou Resende.
O Congresso é um dos mais importantes eventos brasileiros sobre inovação tecnológica, intercâmbio técnico e empresarial de temas ligados ao setor florestal brasileiro, representados pelos segmentos de celulose e papel, das indústrias moveleira e madeireira, de carvão vegetal, energia e outros.
Participam do evento pesquisadores, extensionistas, professores, secretários municipais de agricultura e meio ambiente e empresários do setor.
O Congresso está sendo realizado pela Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (Abaf) e pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro/ES).
