Notícias
Edital seleciona projetos para recuperar áreas degradadas nas bacias do Descoberto e São Bartolomeu (DF)
Está aberto até o dia 04/06 o edital Recupera Cerrado. O edital irá selecionar projetos voltados para a recomposição florestal de áreas degradadas em pequenas propriedades rurais nas bacias dos rios Descoberto e São Bartolomeu, importantes fontes hídricas para o abastecimento do Distrito Federal.
O edital faz parte de um programa-piloto do Governo do Distrito Federal que visa converter parte dos recursos de compensação ambiental para apoiar ações de recuperação promovidas pela sociedade civil. O recurso deste primeiro edital, no valor total de R$ 1 milhão, advém do passivo de compensação ambiental da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).
A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), Serviço Florestal Brasileiro e Fundação Bando do Brasil.
Regras do Edital
Podem concorrer ao edital projetos de R$ 300 a 500 mil, com duração de até cinco anos. Os projetos devem promover ações para a recuperação de áreas de preservação permanentes e de reserva legal em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais e podem incluir despesas com aquisição de insumos (cercas, sementes, mudas adubos), pagamento de mão-de-obra, capacitações, ações de mobilização e divulgação, equipamentos, veículos, etc.
Poderão participar da seleção instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas há pelo menos dois anos e com experiência comprovada em ações desta natureza.
Aliança
O Programa Recupera Cerrado é um mecanismo desenvolvido pela Aliança Cerrado, fórum permanente entre sociedade civil e governo, coordenado pelo Centro de Excelência do Cerrado - Cerratenses.
O Serviço Florestal Brasileiro participou da elaboração do edital e irá compor a câmara técnica de avaliação das propostas recebidas, além de contribuir no monitoramento dos projetos.
Acesse aqui o edital completo.
Com informações: Agência Estado e Fundação BB.