Notícias
SFB entrega Prêmio Madeiras Alternativas no Salão Design 2016
Mais uma vez, o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro participou do Prêmio Salão Design, na Categoria Especial Madeiras Alternativas. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade de madeiras da Floresta Amazônica.
Salão Design é um concurso internacional de design de móveis, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Construção e Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), do Rio Grande do Sul.
O conhecimento e uso da diversidade das madeiras da Amazônia é item fundamental para a viabilidade técnica e econômica do manejo florestal sustentado da Floresta Amazônica, daí a importância de incentivar o uso de madeiras menos conhecidas, favorecendo a conservação de múltiplas espécies.
“Queremos que o mercado absorva madeira de manejo sustentável. Mas se o concessionário do manejo sustentável buscar somente madeiras mais aceitas pelo mercado, a atividade deixa de ser sustentável”, explica Maria Helena de Souza, engenheira florestal, do LPF.
“Algumas madeiras muito bonitas são usadas para caibro, na construção civil, quando poderiam ser melhor exploradas no design de móveis e outros objetos”, recomenda a engenheira.
Alexandre Bahia Gontijo, mestre em biomas de ecologias tropicais e analista ambiental do LPF, considera que a iniciativa favorece o crescimento do uso e conhecimento de madeiras menos procuradas pelo mercado.
“O mercado tem muita dificuldade em aceitar madeiras desconhecidas, imagino que seja pelo receio de não conseguir obter os mesmos parâmetros de trabalhabilidade de outras madeiras mais conhecidas”, avalia Gontijo.
O legado de Lina
O vencedor do Prêmio Madeiras Alternativas deste ano foi a peça Aparador Mogno, fabricada com mogno africano (Khaya ivorensis), de Paulo Alves. O designer carrega a inventividade e maestria no trabalho com madeira quase como uma herança da sua infância no interior e da convivência com o trabalho de Lina Bo Bardi, arquiteta que se destacou no movimento modernista brasileiro.
Alves trabalhou como arquiteto no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da arquiteta, para produção do livro e da exposição sobre a mestra italiana logo após sua morte, na década de 1990.
De acordo com a assessoria de comunicação do evento, essas experiências consolidaram a influência central que o trabalho e o pensamento de Lina desempenham sobre Paulo, que via nas reflexões dela sobre a cultura e o saber populares um vínculo direto com a infância que teve no interior, e uma possibilidade de resgatá-la em seu próprio trabalho.
“Para mim, mais abrangente que o raciocínio construtivo é o desejo de revelar a essência e o potencial da madeira. Jogar luz sobre essa riqueza tão grande e mal explorada no Brasil”, avalia Paulo Alves.
Das 750 peças inscritas no Salão, foram selecionadas, em uma primeira etapa, 138. Destas, todas as peças de madeira concorreram à Categoria Especial Madeiras Alternativas. O vencedor recebe o troféu Madeiras Alternativas e passagens e diárias para conhecer o Laboratório de Produtos Florestais, em Brasília, e visitará uma área de exploração florestal sob manejo sustentado, na Amazônia.
Salão Design é referência internacional
A cerimônia de entrega dos prêmios do Salão Design 2016 aconteceu na última quarta-feira em Bento Gonçalves (RS).
O prêmio Salão Design agrega criatividade e inovação tecnológica ao setor moveleiro por meio do design e é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Em sua história, o prêmio já teve 12.808 projetos inscritos. Nesse ano, haverá duas mostras de premiados: de 14 a 18 de março, durante a Movelsul Brasil; e de 09 a 11 de agosto, na primeira edição da feira High Design – Home & Office Expo, em São Paulo.
Nesta edição, o Salão concedeu 15 premiações em dinheiro nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria; um prêmio Madeiras Alternativas; dois troféus Professor Orientador e oito menções honrosas, totalizando 26 agraciados.
Saiba mais sobre o Prêmio de Madeiras Alternativas.
