Declaração Única de Exportação
As exportação brasileiras acabam de receber um importante instrumento de modernização, simplificação e agilidade, a declaração única de exportação, saiba mais na video-reportagem.
As exportação brasileiras acabam de receber um importante instrumento de modernização, simplificação e agilidade, a declaração única de exportação, saiba mais na video-reportagem.
Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional do Ouvidor. O Ministério da Fazenda parabeniza e agradece a todos os ouvidores e servidores da Ouvidoria-Geral que contribuem para oferecer um serviço de qualidade à população brasileira.
Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, temos uma perspectiva sólida de continuarmos crescendo nos próximos anos por que este governo está construindo os fundamentos para que a economia do Brasil entre numa trajetória de crescimento ano após ano.
O subsecretário de Fiscalização, auditor-fiscal Iágaro Jung Martins, anuncia o plano de ações da Fiscalização da Receita Federal para 2017.
O Chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, Claudemir Malaquias, fala em entrevista sobre os principais pontos da coletiva que divulgou o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias do mês de janeiro de 2017.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, fala em entrevista os detalhes do programa de preenchimento da Declaração do IRPF 2017.
O ministro Henrique Meirelles participa de painel promovido pelo Banco Central para debater a redução sustentável do custo do crédito. O evento contou com a participação do presidente do BC, Ilan Goldfajn, e dos ex-presidentes do BC Armínio Fraga e Gustavo Loyola.
Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, resultado primário do Governo Central melhor que o previsto em 2016 reflete a condução rigorosa da execução orçamentária e financeira e a importância do ajuste fiscal para equilíbrio das contas públicas
Após participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o ministro Henrique Meirelles destacou que o Brasil foi objeto de grande interesse no evento, o que dá confiança ao governo de que o País voltará e ter grande volume de investimentos. De acordo com ele, esse movimento viabilizará taxas de crescimento maiores para este e os anos seguintes.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participa do painel Squeezed and Angry: How to Fix the Middle-Class Crisis, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explica as medidas para tornar o Brasil mais eficiente e produtivo, e com maior disponibilidade de crédito. As ações foram tomadas para destravar a economia, reduzir custos e burocracia.
Com inovações, Tesouro Direto fica ainda mais acessível e seguro aos investidores; quem ainda não investe tem agora mais motivos para participar. Confira as melhorias no programa.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vê o compromisso dos estados com as medidas do ajuste fiscal como o ponto mais importante do pacto nacional pelo equilíbrio de contas.
Ministro Henrique Meirelles afirma que a previsão é que, durante o próximo ano, o emprego volte a crescer. "Cada vez mais o Brasil vai ser capaz de gerar empregos e isso vai se dar numa escala crescente".
O ministro Henrique Meirelles explica que há uma expectativa positiva dos investidores em relação ao Brasil. "Todos acreditam no futuro do Brasil e acreditam que o país está tomando as medidas certas para voltar a crescer, voltar a criar empregos e, portanto, ter a oportunidade de investimento no país".
Ministro Henrique Meirelles explica que a principal razão da recessão brasileira é o crescimento excessivo dos gastos públicos nos últimos anos.
Para o ministro da Fazenda, mudança no quadro vai ocorrer pela reorganização da economia no País
De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o prazo de vigência da PEC 241 é necessário para que as medidas tenham resultado. "Se fizéssemos um prazo muito curto, metade desse, por exemplo, no momento em que a dívida começa a se estabilizar para cair estaria terminado o prazo de vigência da PEC. Portanto, o efeito disso seria inócuo", afirmou.
De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com a proposta que limita os gastos públicos houve um aumento de confiança e a valorização do real. Outro fator positivo da medida, aponta o ministro, são os recursos que o país tem recebido de investidores estrangeiros."Há uma melhora substancial. Os índices de confiança começam a melhorar de forma impressionante e isso já se reflete em determinados indicadores”, disse Meirelles.
A proposta do governo para limitar gastos e equilibrar as contas públicas cria regras diferentes para proteger duas áreas prioritárias: saúde e educação. As duas terão valores de gastos mínimos obrigatórios, sendo que o governo pode aplicar valores maiores. E vale ressaltar que esse piso já será ampliado, com mais R$ 10 bilhões para a saúde.
Confira o passo a passo da pesquisa de situação fiscal via internet
O coordenador-geral de Estudos Econômico-Fiscais, Felipe Bardella, explica que a iniciativa do Tesouro promove maior transparência fiscal ao governo.
Ana Paula Vescovi, Secretária do Tesouro Nacional, explica que a PEC 241 introduz no Brasil um novo regime fiscal que será capaz de equilibrar as contas públicas.
O secretário de acompanhamento econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, afirma que a saúde e a educação terão tratamento prioritário e, com a aprovação da PEC 241, seguirá a regra atual. Em 2017 a regra será mantida, ou seja, 18% líquido de tudo o que o governo federal arrecadar tem que se aplicado em educação e nos anos seguintes o mínimo constitucional será corrigido de acordo com a inflação.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, faz pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. Confira.
Ministro da Fazenda Henrique Meirelles falou com a imprensa nesta segunda-feira (3) após reunião com o parlamentar Darcísio Perondi (PMDB -RS), relator da PEC 241
O Coaf lançou, em outubro, uma nova edição da coletânea de casos de lavagem de dinheiro. Publicação tem o objetivo de ajudar o setor privado a prevenir esse tipo de crime no dia-a-dia
O ministro Henrique Meirelles gravou mensagem aos participantes da premiação “As Melhores da Dinheiro”, promovida pela revista Istoé Dinheiro em São Paulo.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concede entrevista coletiva após participação de encontro no Conselho das Américas em Nova York.