Programas Dedicados ao Setor Privado (DPSP)
DPSP são janelas de financiamento que fornecem capital apropriado ao risco para viabilizar projetos de grande escala em tecnologias de baixo carbono e resilientes ao clima, como energia geotérmica, minirredes, armazenamento de energia, eficiência energética e energia solar fotovoltaica. Os BMDs parceiros do CIF identificam oportunidades de financiamento DPSP que podem ser implantadas de forma rápida, eficiente e em volumes grandes o suficiente para movimentar mercados em países de baixa e média renda.
Futures Window
Para maximizar o uso de recursos, o Fundo de Tecnologia Limpa (CTF) criou a CTF Futures Window, que redireciona fundos de projetos cancelados ou parcialmente executados para iniciativas inovadoras em tecnologias limpas. Essa janela expande o alcance do DPSP III, permitindo maior flexibilidade para apoiar projetos em setores emergentes, como armazenamento de energia e integração de renováveis. Além disso, ela fortalece pipelines de programas como o Global Energy Storage Program (GESP), garantindo que recursos climáticos sejam utilizados de forma estratégica e com alto impacto.
Projetos do DPSP no Brasil
Desenvolvimento Orientado ao Trânsito no Brasil (TOD)
Resumo: O Programa de Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD), já concluído, teve como objetivo melhorar a mobilidade urbana e mitigar os impactos das mudanças climáticas por meio de estratégias que integrassem o planejamento urbano com as redes de transporte público. Ele forneceu ferramentas e orientações essenciais, resultando em várias publicações e recursos como o kit de ferramentas DOT, que apoia as cidades brasileiras no desenvolvimento urbano sustentável. Um dos principais impactos foi a promoção de espaços urbanos compactos e conectados que incentivam o uso do transporte público. O Programa TOD ressaltou a importância de criar ferramentas de planejamento adaptáveis às necessidades locais e fortalecer a capacidade institucional para impulsionar estratégias eficazes de desenvolvimento urbano.
Valor total: US$ 2,08 milhões (CIF)
Data de aprovação: 06/12/2018
Conclusão: 07/10/2022
Status: Completo
Corredor piloto de BRT híbrido e elétrico e modelo de concessão para São Paulo
Valor total: US$ 987 mil (CIF)
Data de aprovação: 10/04/2020
Conclusão: ND
Status: Aprovado pelo Comitê dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento