O Eco Invest Brasil, parte do Novo Brasil, foi criado para impulsionar investimentos privados sustentáveis e atrair capital externo para projetos de longo prazo, oferecendo instrumentos de proteção contra a volatilidade do câmbio. Com mecanismos financeiros inovadores, o programa viabiliza projetos estratégicos para a indústria verde, recuperação de biomas, infraestrutura para lidar com os efeitos das mudanças do clima e de inovação tecnológica para a Transformação Ecológica.
Segurança e previsibilidade para investidores contra oscilações cambiais
Historicamente, a volatilidade cambial e a falta de projetos estruturados têm sido alguns dos principais desafios para o Brasil captar investimentos exteranos em empreendimentos de longo prazo. Para minimizar essa barreira, o Eco Invest Brasil oferece linhas de crédito para mitigar riscos cambiais e viabilizar o amadurecimento de projetos, garantindo previsibilidade e redução de riscos para investimentos de longa maturação no país. Além disso, o programa oferece linhas de crédito com recursos públicos em condições atrativas para alavancar investimentos privados, nacionais e internacionais. Os principais setores beneficiados são:
🟢 Transição energética – Expansão da produção de biocombustíveis e energias renováveis, especialmente manufatura de equipamentos relacionados a esses segmentos.
🟢 Bioeconomia – Recuperação de pastagens degradadas, produção agropecuária sustentável e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para a bioeconomia.
🟢 Economia circular – Infraestrutura para serviços de água e esgoto, eliminação de lixões, logística reversa e outras soluções para a circularidade da produção e consumo de bens.
🟢 Infraestrutura verde e adaptação – investimentos que promovam a resiliência da economia e das comunidades frente às mudanças climáticas e a expansão da infraestrutura de baixo carbono.
As 4 linhas
O programa está sendo implementado por etapas com algumas linhas já lançadas e outras em fase final de elaboração. Conheça:
✅ 1. Financiamento Misto (Blended Finance): Mais investimentos com menor custo
Essa linha foi criada para facilitar o acesso de crédito com juros reduzidos para projetos sustentáveis. O governo entra com uma pequena parte do financiamento, reduzindo os custos para quem capta recursos no mercado financeiro, seja no Brasil ou no exterior. No primeiro leilão realizado, R$6,8 bilhões do governo federal mobilizaram R$44,3 bilhões em investimentos totais ao se combinarem com recursos privados.
🔹 Benefício: Redução do custo do crédito e atração de investimentos para a transformação ecológica.
✅ 2. Proteção contra a volatilidade do câmbio: Segurança para investidores
A Linha de Liquidez e Mitigação de Efeitos da Volatilidade Cambial combate a oscilação cambial, que sempre foi um desafio para o capital externo acessar o Brasil. Essa linha funciona como um amortecedor financeiro para grandes investidores estrangeiros, protegendo seus investimentos de variações bruscas de câmbio em relação ao dólar ou outras moedas. Caso ocorra uma forte desvalorização do real, esse mecanismo garante que os projetos não se tornem inviáveis devido às oscilações cambiais. Isso confere segurança para investimentos de longo prazo em infraestrutura, energia limpa e inovação.
🔹 Benefício: Mais segurança para quem investe no Brasil, reduzindo o impacto de crises cambiais. Acesso do país aos grandes fundos de investimentos internacionais.
✅ 3. Fomento ao hedge cambial privado
Essa é uma linha de crédito para fomento ao hedge cambial. Muitas empresas brasileiras precisam se proteger das oscilações do câmbio, mas nem sempre encontram boas opções no mercado. Essa linha de crédito incentiva as instituições financeiras a oferecerem soluções de proteção contra variações cambiais, como seguros e swaps cambiais, de forma mais acessível. Mais empresas poderão ter proteção contra oscilações do câmbio, facilitando o planejamento financeiro e aumentando a atratividade para investimentos internacionais.
🔹 Benefício: Facilitação do acesso a ferramentas que protegem empresas contra oscilações da moeda.
✅ 4. Estruturação de projetos
Muitos projetos sustentáveis não saem do papel por falta de planejamento, estudos técnicos e modelagem financeira. Essa linha foi criada justamente para apoiar empresas e governos locais na estruturação de projetos. E também poderá ser usada para constituição, ampliação e financiamento de novos escritórios e estruturadoras de projetos. Com esse crédito, será possível desenvolver projetos em áreas como bioeconomia, economia circular, transição energética e infraestrutura verde.
🔹 Benefício: Apoio financeiro e técnico para desenvolver projetos sustentáveis, ajudando-os a sair do papel.