Notícias

Conheça os vencedores da 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.
Publicado em 09/07/2021 10h38

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Os vencedores da 18ª edição do Prêmio são:

Categoria Bolsista de Iniciação Científica

Douglas da Costa Rodrigues Junior (MPEG-UFPA) na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, com o trabalho intitulado: "Dicionário Multimídia Sakurabiat- Português".

Fábio Spitza Stefanski (UFFS) na área de Ciências Exatas, da Terra e engenharias, com o trabalho intitulado: “Produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos agroindustriais em sistemas com altas concentrações salinas na presença de ácido acético”.

Marcelo Mancini(UFLA) na área de Ciências da Vida, com o trabalho intitulado: “Equipamento portátil de fluorescência de raios-X: Alternativa de baixo custo para aprimorar o mapeamento digital, a caracterização e a predição de classes e atributos de solos tropicais”.

Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica

Vanessa Helena Pires da Costa do Nascimento (UNIFAP) na área de Ciências Humanas e Sociais Letras e Artes, com o trabalho intitulado: "Tecnologia, inovação e transferência de conhecimento aplicadas à habitação em área úmida de Macapá:Diálogo em arquitetura e urbanismo e o saber dos povos Amazônidas".

Lucas Ferreira de Castro (UFG) na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia, com o trabalho intitulado: “Fabricação de imunosensores feitos de papel e grafite modificado com quitosana para detecção eletroquímica de biomarcadores de Dengue e Zika”

Rebeca Santisma de Jesus Almeida (UFRB) na área de Ciências da Vida, com o trabalho intitulado: “Uso da tecnologia como ferramenta para a identificação de insetos”.

Mérito Institucional

Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios definidos no Regulamento do Prêmio: a) mérito, relevância e qualidade do relatório final; b) originalidade e inovação; c) aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e d) perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Os bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma. A instituição agraciada na categoria Mérito institucional receberá cotas adicionais de bolsas PIBIC/PIBITI e um troféu.

O Prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído pelo CNPq em 2003 e é concedido de forma anual, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo é premiar bolsistas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que se destacaram durante o ano anterior, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final. Para cada uma dessas categorias são selecionados até três bolsistas, um para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). Os relatórios dos bolsistas são encaminhados ao CNPq pelas coordenações do PIBIC e/ou PIBITI de cada instituição de ensino. Na categoria Mérito Institucional são premiadas instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa. À instituição premiada são concedidas como premiação de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBIT, a depender do número de bolsas dessa instituição concedidas por meio de chamadas do CNPq.

Para mais informações, acesse: http://www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/.