Notícias
Prêmio
CNPq anuncia vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
- Foto: Divulgação
O CNPq anunciou os vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Edição 2024. Além dos 9 bolsistas contemplados com as principais premiações nas categorias Bolsista de Iniciação Científica (IC), Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT) e Bolsista de Iniciação Científica Júnior (ICJ) de cada grande área do conhecimento, foram agraciados com menção honrosa 1 bolsista da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 3 bolsistas da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e 3 bolsistas da área de Ciências da Vida. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ganhou na categoria Mérito Institucional.
A cerimônia de premiação ocorrerá durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada entre 13 e 19 de julho próximos, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife, Pernambuco.
O CNPq concede o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica anualmente. A honraria premia estudantes de graduação bolsistas de iniciação científica e tecnológica do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024, prazo desta edição, e que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do relatório final. A excelência do relatório salienta as respectivas contribuições para o alcance dos objetivos dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM).
Como premiação, os agraciados nas categorias IC e IT recebem, cada um, R$ 10 mil em dinheiro e bolsa de mestrado doutorado a ser utilizada no prazo de 24 meses a partir da data de cerimônia de entrega do Prêmio. O agraciado na categoria ICJ recebe como premiação quantia em dinheiro no valor de R$ 5 mil, além de bolsa de IC ou IT no país, a ser usufruída também no prazo de dois anos após a cerimônia de premiação. Os agraciados com menções honrosas recebem certificados. Todos os premiados recebem passagens aéreas e hospedagem para participar da cerimônia de premiação.
Na cota da instituição ganhadora na categoria Mérito Institucional, são concedidas bolsas adicionais dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica. O número dessas bolsas varia de 5 a 20, conforme critério estabelecido de acordo com tabela do número de bolsas da instituição concedidas por meio de chamadas do CNPq. A instituição também é contemplada com um troféu e passagens aéreas e hospedagem para permitir que seu representante participe da cerimônia de premiação.
O Prêmio recompensa até três bolsistas por área de conhecimento - Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes - , sendo um para cada categoria (IC, IT e ICJ). Os critérios para a seleção dos bolsistas agraciados são desde o perfil e histórico escolar; a originalidade e inovação; o mérito, a relevância e a qualidade do relatório final até a respectiva atuação e contribuição no desenvolvimento da pesquisa. A categoria Mérito Institucional contempla instituição participante dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq que tenha bolsistas inscritos na edição atual da premiação.
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Saiba quem são os vencedores da 22ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica:
ÁREA CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
Bolsista de Iniciação Científica - Natália Marinho Caldas - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica - João Pedro Emanuel Ferreira - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Bolsista de Iniciação Tecnológica - Caio Burton Alves Alencar Pereira - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Bolsista de Iniciação Científica Júnior - Davi Santa Rosa Medeiros - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES
Bolsista de Iniciação Científica - Tiago de Melo Meza - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica - Vinícius Carluccio de Andrade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Bolsista de Iniciação Tecnológica - Isabelle Namias Magri Dordan da Cunha - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Tecnológica - Maria Laura Mendes dos Santos Leal - Fundação Oswaldo Cruz/ Piauí
Bolsista de Iniciação Científica Júnior - Carmem Keli Santos Sousa - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica Júnior - Rebeca Rosa Marins - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
ÁREA CIÊNCIAS DA VIDA
Bolsista de Iniciação Científica - Luciele de Léo Cardozo - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica - Isabele Rodrigues Praxedes - Fundação Oswaldo Cruz/AM
Bolsista de Iniciação Tecnológica - Guilherme Varejão Silva Pasqual - Universidade Católica de Brasília (UCB)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Tecnológica - Isabella Morel Bordignon - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bolsista de Iniciação Científica Júnior - João Vitor Pedroso da Silva - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica Júnior - Carolina de Araujo Pereira da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
MÉRITO INSTITUCIONAL
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP