Notícias

Abertas inscrições para "Summer Student Programme", do CERN

A Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA) comunicou que concederá bolsa de estudos a cidadão latino-americano, para participação no "Summer Student Programme" (Programa) da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), pela duração de 8 semanas.
Publicado em 22/12/2021 11h01

A Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA) comunicou que concederá bolsa de estudos a cidadão latino-americano, para participação no "Summer Student Programme" (Programa) da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), pela duração de 8 semanas.

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2022. O estágio destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou informática. A bolsa de estudos, que será concedida pela IILA, tem o valor aproximado de 6.800 euros e prevê: i) pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa; ii) seguro-saúde; e iii) 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

São requisitos para concorrer: i) ter completado, até o verão europeu de 2022, pelo menos três anos do programa de estudos de nível universitário; ii) não ter trabalhado no CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses; iii) não ter participado de edições anteriores do Programa; iv) e bom conhecimento da língua inglesa. É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa. Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

O CERN oferecerá aos estudantes contrato de associação de 8 semanas para trabalhar em projeto técnico; programa de palestras de Física e de tecnologia da informação; e assistência para encontrar acomodação.

A respeito do processo de adesão do Brasil ao CERN e suas possíveis repercussões para a futura concessão de bolsas de estudos, a IILA fez algumas considerações, que transmito a seguir.

Tendo em vista que o Conselho do CERN recentemente aceitou o Brasil como membro da Organização, há a expectativa de que as duas partes firmem um acordo bilateral até março de 2022, o [InformeCBPF] Abertas inscrições para "Summer Student Programme", do CERN 1 of 2 21/12/2021 14:20 qual deverá ser ratificado pelo Brasil nos 12 meses seguintes à assinatura. Tão logo o acordo seja ratificado, o Brasil comunicará o fato à UNESCO, a fim de aderir ao protocolo de privilégios e imunidades. No trimestre seguinte à conclusão de tal procedimento, o Brasil adquirirá o status de membro pleno do CERN, de modo que, desse momento em diante, os alunos brasileiros que eventualmente sejam recebidos na Escola de Verão desfrutarão dos privilégios correspondentes. Nesse caso, a duração do programa seria de 12 semanas, e o CERN arcaria diretamente com os custos relativos às bolsas.

Mais informações: https://jobs.smartrecruiters.com/CERN/743999788164573-cern-summer-student-programme-2022- member-and-non-member-state-