Notícias

Bolsista do CNPq, Márcia Barbosa é empossada na Academia Mundial de Ciências

Márcia Cristina Bernardes Barbosa foi empossada como membro titular da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento (TWAS, da sigla em inglês) em cerimônia realizada na quinta-feira, 4, na Arábia Saudita.
Publicado em 17/11/2021 17h29

A professora do Instituto de Física da UFRGS e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  Marcia Cristina Bernardes Barbosa foi empossada como membro titular da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento (TWAS, da sigla em inglês) em cerimônia realizada na quinta-feira, 4, na Arábia Saudita. Marcia foi eleita como membro da TWAS em 2019, e a posse deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19. A pesquisadora da UFRGS já vem exercendo atividades na TWAS no comitê que propõe estratégias para uma maior participação de mulheres na ciência, o TWAS Gender Advisory Committee (TWAS GAC).

Pesquisadora do Instituto de Física atua no comitê de Gênero da TWAS- Foto: Divulgação

Dedicada à pesquisa na área da Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, principalmente em água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos, Marcia Barbosa atua também em questões de gênero e diversidade na área científica. Ao longo de sua carreira, foi agraciada com vários prêmios: prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas (2013); prêmio Claudia em Ciência (2013); Medalha Nicholson da American Physical Society (2009); Prêmio Anisio Teixeira da Capes (2016); e Medalha do Mérito Científico como comendadora (2018), entre outros.

 

Por: UFRGS