Notícias
Programa de Bolsas de Pós-Graduação: resultado preliminar indica aprovação de mais de 90% da demanda
Imagem mostra estudantes debatendo em biblioteca. - Foto: Imagem de Freepik
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) 2025. No total, 187 propostas (92% da demanda) de instituições foram recomendadas e deverão receber, ao todo, aproximadamente 5 mil bolsas - 3.329 de mestrado e 1.529 de doutorado.
O PIBPG apoia a formação de pesquisadores concedendo bolsas de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação (PPG) acadêmicos stricto sensu indicados por suas respectivas instituições. Realiazada anualmente, a seleção pública esteve aberta no período de 4 de agosto a 22 de setembro de 2025 e recebeu, ao todo, 202 propostas. O período destinado a pedidos de reconsideração do resultado preliminar começa no dia 3 de novembro e vai até 12 de novembro.
As instituições contempladas deverão receber mais de R$ 430 milhões em recursos, em 4 anos. "Nos últimos anos, o CNPq tem adotado critérios mais justos de distribuição das bolsas de pós-graduação. Isso tem possibilitado que novas ICTs sejam contempladas nos nossos editais. Temos também tentado recompor as bolsas de mestrado e doutorado, mas, por limites orçamentários, ainda estamos distantes do patamar desejado", afirma a diretora de Cooperação Internacional, Institucional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira.
Nesta edição, a chamada manteve o modelo de submissão de 2024, que permite às instituições escolherem uma faixa indicativa de acordo com sua dimensão e capacidade instalada, visando apoiar projetos institucionais de forma mais alinhada às realidades e trajetórias de cada instituição.
O diferencial da chamada, neste ano, foi a criação de um bônus na avaliação para propostas institucionais que demonstrassem políticas, programas ou ações estruturadas de equidade e inclusão. A iniciativa valoriza instituições comprometidas com a diversidade e com a democratização do acesso à formação científica de alto nível.
“A pontuação bônus reafirma o compromisso do CNPq e do PIBPG com a diversidade e fortalece o esforço contínuo de tornar o Programa mais inclusivo, justo e representativo para todas as realidades acadêmicas”, destaca Lucimar Almeida, coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq.
Acesse a página da Chamada nº 12/2025 - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

