Notícias
Monica Felts toma posse como nova diretora científica do CNPq
Monica Felts toma posse como nova diretora científica do CNPq - Foto: Joyce Jardim
A pesquisadora Monica Felts de La Roca Soares tomou posse, nesta sexta-feira (16), como nova diretora científica do CNPq, em cerimônia realizada no Gabinete da Presidência da instituição.
Felts assume a Diretoria Científica (DCTI) em substituição ao professor Olival Freire Jr., que recentemente assumiu a Presidência do Conselho no lugar de Ricardo Galvão. O nome da nova diretora foi chancelado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco e ex-diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Monica Felts acumula ampla experiência em gestão pública, formulação de políticas científicas e articulação entre ciência e políticas públicas.
Responsável por algumas das mais tradicionais ações do CNPq, como as chamadas Universal, de Produtividade e de Bolsas no País, além das ações do programa Conhecimento Brasil e das chamadas em parceria com o Ministério da Saúde, a Diretoria Científica é uma das duas diretorias finalísticas da instituição. Entre suas atribuições estão coordenar as ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento; promover a gestão integrada das ações de fomento a projetos de pesquisa, eventos científicos, visitas técnicas e intercâmbios científicos; fortalecer a divulgação científica e a popularização da ciência; negociar instrumentos de cooperação e fomentar projetos institucionais e políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação.
“Assumo a Diretoria Científica do CNPq com a missão de contribuir com o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil, pilares fundamentais para a soberania nacional. Nossa atuação será em diálogo constante com a comunidade científica e iremos trabalhar para a valorização da ciência e dos pesquisadores brasileiros”, afirmou a nova diretora.
Ao avaliar a nomeação, o presidente do CNPq destacou o perfil da pesquisadora. “Monica Felts é uma pesquisadora de destaque, preenche os requisitos para assumir a Diretoria Científica e será um importante reforço à atual diretoria”, afirmou, ao recordar a produtiva parceria estabelecida com o Conselho durante sua passagem pelo Ministério da Saúde.