Notícias
Governo Federal lança Incubadora de Soluções para Jornalismo com recursos do FNDCT via CNPq
- Foto: Robson Faria/Divulgação NIC.br
O Governo Federal lançou a Incubadora de Soluções para Jornalismo, uma política pública de fortalecimento de micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas, com foco em mídias negras, periféricas e independentes.
O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), e contará com o investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os recursos serão transferidos para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o projeto será executado pela Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), em parceria com o Parque Tecnológico da Bahia, com duração de 24 meses.
“A iniciativa busca solucionar, por meio do jornalismo, essa realidade de exclusão da comunidade negra do nosso país. Consideramos que o jornalismo é uma ferramenta para comunicar e dialogar com a sociedade e engajar no combate ao preconceito”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.
Com o investimento de R$ 15 milhões do FNDCT, será implementado um programa robusto de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação, focado na sustentabilidade econômica, no fortalecimento institucional e na inovação de mídias negras, periféricas e independentes.
“A incubadora é apenas um piloto, uma demonstração de que é possível combater o preconceito, é possível fazer uma grande inclusão na sociedade”, disse Arruda, que representou a ministra do MCTI, Luciana Santos, na cerimônia de lançamento, que ocorreu na segunda-feira, 26 de maio.
A incubadora nasce do reconhecimento de que os desafios do jornalismo contemporâneo são multidimensionais e exigem respostas estruturantes e sustentáveis.
Investimentos do FNDCT
Fruto de um projeto apresentado pela Secom, a iniciativa foi contemplada pelo programa estruturante “Política com Ciência” do FNDCT, que tem como objetivo o apoio a políticas públicas baseadas em conhecimento científico.
15º Fórum de Internet no Brasil
O anúncio foi feito durante o 15º Fórum de Internet no Brasil (FIB), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Promovido anualmente pelo CGI.br, o fórum é um evento preparatório para o Fórum de Governança da Internet (IGF), encontro global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“O fórum é o maior evento multissetorial de discussões dos temas digitais no país, e conta com a participação de ministérios e os mais variados representantes do setor governamental. Nesse 15º FIB, a gente está comemorando os 30 anos do CGI com várias participações em várias mesas e diálogos com vários setores”, afirma a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli.
Entre os assuntos debatidos no fórum estão a consolidação e expansão da internet no Brasil de maneira mais diversa, universal e inovadora, para expressar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade.
“No FIB, nós discutimos diversos assuntos que nos fazem ter uma melhor compreensão sobre os desafios digitais do país, como o impacto do uso de telas e redes sociais na infância e adolescência, e a inteligência artificial e seu impacto para a democracia”, finalizou Mielli.
Por: MCTI