Apresentação
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), em parceria com instituições acadêmicas e fundações federais e estaduais de pesquisa, apoia o desenvolvimento de pesquisas efetivando a prioridade do Ministério na melhoria do atendimento aos brasileiros e no avanço na produção de conhecimento científico relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido, a SCTIE idealizou um edital para o Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS mais democrático com o envolvimento, também, do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde sempre no intuito de atender as diretrizes e prioridades da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, instrumentos norteadores das ações do Ministério da Saúde em ciência, tecnologia e inovação em saúde.
O prêmio
O Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS – visa reconhecer e premiar trabalhos, projetos e pesquisas com temas na área de ciência e tecnologia em saúde que atendam às necessidades do SUS. Essa ação teve início em 2002 e é realizada pelo Decit/SCTIE/MS, por meio de edital. A premiação é voltada aos pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde ou em qualquer aérea do conhecimento em nível de pós-graduação de trabalhos acadêmicos aprovados e concluídos, artigos publicados em revista científica e projetos de pesquisas.
Em 2017, além da inclusão da palavra “Inovação” ao título do prêmio, a secretaria criou duas novas categorias, cumprindo o desafio de inovar: “Experiências exitosas do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS” e “Produtos e Inovação em Saúde”, além das tradicionais categorias acadêmicas “Tese de Doutorado”, “Dissertação de Mestrado” e “Trabalho Científico Publicado”. E em adição às mudanças, a Portaria nº 1.684 do Gabinete do Ministro da Saúde, publicada em 30 de julho de 2017, alterou a Comissão Julgadora, contemplando todas as sete secretarias do Ministério, além das instituições constantes, firmando o compromisso do ministério na articulação e interação das áreas técnicas.
Desde a criação do prêmio, foram inscritos 6.394 e 393 pesquisadores foram premiados, sendo 70 com prêmio em dinheiro e 323 premiações com menções honrosas, como parte da estratégia de valorizar a ciência brasileira.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Setor de Autarquias Sul Quadra 1 BL H, Edifício Telemundi II, Brasília - DF | CEP: 70.070-010
Tel: (61) 3211-4000 E-mail : atendimento@cnpq.br