Notícias
Seminário do CENTENA divulga resultados e pesquisas desenvolvidas em 2025
O Centro de Desenvolvimento da Energia Nuclear (CDTN) sediou, no último dia 12 de dezembro, o Seminário de Resultados do Projeto CENTENA 2025. O evento apresentou à comunidade e aos convidados as principais informações sobre o Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (CENTENA) e os resultados alcançados ao longo deste ano pela coordenação e equipe do projeto.
Idealizado para ser o primeiro centro para o armazenamento de rejeitos radioativos de baixo e médio nível de radiação na América Latina, o CENTENA será também um espaço dedicado ao desenvolvimento tecnológico na área.
Entre os principais avanços do Projeto CENTENA apresentados no seminário, destacam-se as discussões com a prefeitura da cidade selecionada para sediar o empreendimento. Ao longo de 2025, foram feitas reuniões com a equipe do poder executivo municipal, que também acompanhou a coordenação do projeto em uma visita à Abadia de Goiás, cidade que abriga o repositório de rejeitos radioativos do acidente de Goiânia.
O ano também foi marcado por conversas com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) e com a Eletronuclear sobre o financiamento do CENTENA. Em outra esfera, a Câmara dos Deputados avaliou, em audiência pública, o andamento do projeto.
Os colaboradores bolsistas do Projeto CENTENA apresentaram suas pesquisas e projetos em desenvolvimento para o licenciamento, implantação e comunicação do CENTENA. No decorrer do ano, os bolsistas participaram de eventos de divulgação científica e deram sequência aos trabalhos de pesquisa sobre as diversas barreiras para o sistema de deposição.
Além disso, houve a liberação do Termo de Referência para Estudos Ambientais no local pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e os Recursos Naturais Renováveis (Ibama), necessário para dar início ao Licenciamento Ambiental do Centro.
A coordenadora do Projeto CENTENA, Clédola Cássia Tello, e o vice-coordenador, Rogério Mourão, destacaram os principais desafios para 2025. Entre eles, a obtenção de recursos, a compatibilização dos reguladores ambiental e nuclear quanto ao licenciamento, a comunicação clara com a população em nível regional, estadual e nacional e a implantação dos benefícios previstos na região e município.
O seminário do CENTENA contou também com a palestra “A importância da Gestão do Conhecimento no setor nuclear”, ministrada pelo supervisor de Gestão do Conhecimento da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Thiago Luiz Ribeiro.
O CENTENA é um projeto de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Participaram do evento a diretora do CDTN, Amenônia Ferreira, o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo, entre outras autoridades.
As fotos do Seminário estão disponíveis neste link. A apresentação pode ser acessada aqui.
Giulliana Santos
Jornalista do Projeto CENTENA/CDTN/CNEN