Serviços Técnicos Especializados

Publicado em 09/07/2015 21h09 Atualizado em 19/10/2020 11h08

Serv Tec Especializado 1 Serv Tec Especializado 2 Pesq Des Inov 2

 

Finalidade: Ofertar serviços especializados e atender à demanda do setor produtivo por serviços tecnológicos específicos nas áreas nuclear e correlatas, atendendo principalmente os segmentos nuclear, saúde, meio ambiente, agricultura e indústria.

As tecnologias oriundas das atividades de P&D são disponibilizadas pela CNEN na forma de produtos e serviços específicos. Os serviços tecnológicos, na sua maioria, estão relacionados às áreas de radioproteção, dosimetria, metrologia das radiações ionizantes, irradiação, análises e ensaios diversos, com aplicação nos mais diversos segmentos do setor produtivo: nuclear, saúde, mineral, siderúrgico, elétrico, petróleo e gás, etc.

Além desses serviços que são oferecidos de forma regular, esta ação abrange as atividades da CNEN relacionadas com a geração de inovação. Para tanto disponibiliza um portfólio de criações intelectuais, a serem licenciadas para o setor produtivo, sendo que grande parte das tecnologias desenvolvidas (produtos, processos, métodos, softwares) no âmbito das unidades técnico-científicas da CNEN possuem características inovadoras em relação aos produtos e serviços disponíveis no mercado nacional. Por conta disso, para que a CNEN possa ofertar os produtos e serviços com segurança, a propriedade intelectual das tecnologias é devidamente protegida por meio de depósitos de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial- INPI.

O foco principal da oferta de produtos e serviços rotineiros da CNEN são as empresas do setor nuclear. No entanto, como a tecnologia nuclear é multidisciplinar, determinadas tecnologias desenvolvidas podem ser aplicadas no setor nuclear, bem como em outros segmentos, como os setores mineral e de petróleo. Considerando que grande parte das atividades do setor nuclear é monopólio da união, o comportamento do mercado é restrito e depende essencialmente de políticas e diretrizes do governo federal. Quanto aos outros setores empresariais atendidos pela CNEN, estes dependem da situação econômica do país e de política de incentivos do governo federal.

A política de produtos e serviços rotineiros da CNEN visa suprir a demanda nacional não atendida por empresas, de modo a não competir com o segmento empresarial e atuar de forma complementar. No entanto, em algumas áreas a CNEN é a única instituição com a capacitação tecnológica para solucionar determinadas demandas das empresas, especialmente do setor nuclear, tais como análises radioquímicas, irradiação de produtos, etc. Desta forma, no que se refere à tecnologia estritamente nuclear, a CNEN é a principal instituição fornecedora dos produtos e serviços. Destaca-se que algumas universidades (ICTs) que possuem departamento de engenharia nuclear, podem prestar alguns serviços tecnológicos semelhantes aos prestados pela CNEN.

Os serviços são aqueles constantes do portfólio de produtos e serviços da CNEN, assim como aqueles resultantes de projetos de inovação. A CNEN disponibiliza no website as informações sobre o seu portfólio de produtos e serviços. O cliente consulta a CNEN demandando solução para o seu problema, que pode ser na forma de produto (tecnologia) ou serviço especializado. Com publicação da Lei 10.973/2004 - Lei da Inovação, a CNEN aprovou norma interna para implantação do Sistema de Gestão da Inovação da CNEN e implantação dos NIT locais em cada uma das unidades técnico-científicas. Estes devem adotar uma ação proativa junto aos clientes e segmentos empresariais.

LINKS:

http://www.cdtn.br

https://www.ipen.br

http://www.ien.gov.br

http://www.crcn.gov.br - menu Serviços

http://www.ird.gov.br