SEVRRA

Sistema de Avaliação de Risco em Radioterapia (SEVRRA – da sigla em espanhol para Sistema de Evaluación del Riesgo en Radioterapia)
Publicado em 22/12/2016 09h36 Atualizado em 19/10/2020 12h41

 

O Sistema de Avaliação de Risco em Radioterapia (SEVRRA – da sigla em espanhol para Sistema de Evaluación del Riesgo en Radioterapia) foi desenvolvido no âmbito do FORO Ibero-americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (http://foroiberam.org), entidade da qual o Brasil é membro e está representado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O objetivo do SEVRRA é fomentar a autoavaliação do risco pelas instalações de radioterapia e subsidiar as ações para prevenção de exposições acidentais nesta atividade.

Baseado na metodologia de matriz de risco, o SEVRRA contempla as modalidades de radioterapia com aceleradores lineares, telecobaltoterapia, braquiterapia de baixa taxa de dose (LDR) e de alta taxa de dose (HDR). Atualmente, estão em desenvolvimento modelos de risco para radioterapia com técnicas moduladas (IMRT, VMAT, SBRT, SRS, etc.).

O SEVRRA encontra-se disponível no endereço eletrônico http://sevrrabr.foroiberam.org/. A solicitação de cadastro no sistema e quaisquer informações podem ser obtidas através do e-mail sevrra@cnen.gov.br .