Supervisão, Controle e Correição
GESTÃO DE RISCOS
A implantação da Gestão de Riscos na Instituição teve um novo direcionamento com a revisão da Política de Gestão de Riscos da CNEN. Esse novo instrumento foi aprovado por meio da Resolução CIG nº 3, durante a 3ª reunião do Comitê Interno de Governança (CIG), em 11 de setembro de 2022 (DOU de 14/09/2022). Essa política trouxe uma nova arquitetura para a gestão de riscos, cujo objetivo foi o de conferir maior dinamismo a esse processo.
Por meio da Portaria PR/CNEN nº 48/2022, de 10 de novembro de 2022, foram designados servidores para constituírem o Núcleo de Apoio à Gestão de Riscos (NAGR), tendo as seguintes atribuições:
I - propor a política, normas e metodologia de Gestão de Riscos e suas revisões;
II - propor uma ferramenta de tecnologia de suporte ao processo de gerenciamento de riscos;
III - assessorar o CIG na definição dos níveis de apetite a risco dos processos organizacionais;
IV - prestar apoio e assessoramento técnico e metodológico no processo de gestão de riscos;
V - promover e monitorar a implementação do processo de gestão de riscos;
VI - acompanhar o desempenho institucional referente à gestão de riscos da CNEN;
VII - promover a disseminação da cultura de gestão de riscos; e
VIII - propor a realização de capacitação em Gestão de Riscos.
Desde 2023, a Instituição passou a integrar a Rede de Gestão de Riscos do MCTI, passando a atuar em conjunto com o Ministério, seus institutos de pesquisa e suas unidades vinculadas na troca de experiências e boas práticas nessa temática.
A aprovação do Planejamento Estratégico Institucional (PEI), pela Resolução CIG nº 4, de 24 de julho de 2023, e sua implementação a partir de 2024, estabeleceu a estrutura de governança necessária para viabilizar uma gestão de riscos. Além disso, no PEI foi estabelecida a Iniciativa Estratégica 25 (IE 25) - Implantar a gestão de riscos, no âmbito do Objetivo Estratégico 6 - Aperfeiçoar a Governança e a Gestão Corporativa.
Desde então, tem sido intensificados os esforços para a implantação da gestão de riscos na CNEN, incluindo interação com a Coordenação de Gestão de Riscos e Processos (COGEP) do MCTI, e havendo previsão de desenvolvimento de um projeto-piloto em breve para implantar a gestão de riscos em um processo organizacional da CNEN.