Biografia - Presidente da CNEN

Publicado em 15/10/2020 10h33 Atualizado em 21/10/2020 10h56

  

Paulo Roberto Pertusi - Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

 

 

O  Major-­Brigadeiro  do  Ar  da  Reserva  Paulo  Roberto  Pertusi  é  natural  da cidade de  São  Paulo (SP), tendo ingressado na Força Aérea Brasileira em março de 1970.

Formou­‐se pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga, tendo sido declarado Aspirante‐a-­Oficial Aviador em 10 dezembro de 1976, sendo posteriormente selecionado para integrar  a  Aviação de Caça, onde foi instrutor.

Realizou todos os cursos de especialização regulares da sua carreira, entre os quais o de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Universidade da Força Aérea, no Rio de Janeiro, MBA em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas, e o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, também pela Universidade da Força Aérea.

Durante a sua vida profissional, exerceu diversos cargos relacionados ao emprego operacional da FAB, e cargos de direção e chefia ligados às áreas de administração, finanças, contratos, logística, relações internacionais, educação, gestão de projetos aeronáuticos de grande porte e, especialmente, ciência e tecnologia. Entre esses cargos, destacam-­se:

 - Chefe da Divisão de Avaliação do Ensino da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-­SP, responsável pela concepção e aplicação da sistemática de avaliação dos corpos docente e discente e dos concursos de seleção.

- Integrante da Comissão Coordenadora do Programa binacional entre o Brasil e a Itália para o desenvolvimento e a produção da aeronave de caça AM-­X.

- Membro técnico da Representação do Ministério da Aeronáutica do Brasil na Itália, em Roma.

- Diretor de Projetos Aeronáuticos de Grande Porte no Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica, sendo responsável pela realização de estudos de concepção geral  e  de  viabilidade  técnico-­econômica,  estabelecimento  de  requisitos  técnicos,  logísticos, industriais e comerciais, seleção e contratação de fornecedores, negociação e assinatura de contratos e acompanhamento e fiscalização de projetos.

- Chefe da Divisão de Administração, Finanças e Contratos do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica.

- Presidente da Comissão de Fiscalização e Recebimento do Projeto “Aeronave Presidencial” em Dallas, Texas, EUA.

- Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, sendo responsável pela condução dos assuntos afetos ao relacionamento externo do país, na área da Defesa, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores.

- Comandante  do  Quarto  Comando  Aéreo  Regional,  em  São  Paulo-­SP,  organização  responsável pela condução dos assuntos institucionais da Aeronáutica nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

  • Após sua passagem para a Reserva da FAB, em abril de 2012, exerceu os seguintes cargos:

 - Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santos-­Dumont (São Paulo), instituição que tem como objetivos a preservação da História e da Cultura Aeronáutica no pais.

- Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasília).

- Membro do Conselho de Administração da AMAZUL - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A. (São Paulo).

- Presidente do Conselho de Administração da  NUCLEP -Nuclebrás  Equipamentos  Pesados  S.A. (Rio de Janeiro).

- Presidente do Conselho de Administração da INB ‐ Indústrias Nucleares do Brasil S.A. (Rio de Janeiro).

 

  • Cargo atuais:

- Diretor‐Presidente da Fundação Santos-Dumont (São Paulo).

- Presidente da CNEN ‐ Comissão Nacional de Energia Nuclear (Rio de Janeiro).

 

 

 

 

São Paulo, 22 de abril de 2019.