Biografia - Presidente da CNEN

Publicado em 05/05/2021 05h00 Atualizado em 05/05/2021 12h34

  

CURRICULUM VITAE

 

Major-Brigadeiro do Ar (R1) Paulo Roberto Pertusi

Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

 

 

 

O Major-Brigadeiro do Ar da Reserva Paulo Roberto Pertusi é natural de São Paulo, Capital, tendo ingressado na Força Aérea Brasileira em março de 1970.

Formou-se em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial Aviador em 10 dezembro de 1976, sendo posteriormente selecionado para integrar a Aviação de Caça, onde foi instrutor.

Realizou todos os cursos regulares da sua carreira, sendo pós-graduado em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas e em Política e Estratégia Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea.

Durante a sua vida profissional exerceu diversos cargos de direção e chefia ligados às áreas de administração, finanças, contratos, logística, relações internacionais, educação, gestão de projetos e ciência e tecnologia.

Integrou o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica e a Comissão Coordenadora do Programa binacional Brasil-Itália para o desenvolvimento conjunto e a produção da aeronave de caça AM-X.

Foi membro técnico da Representação do Ministério da Aeronáutica do Brasil na Itália, em Roma.

Dirigiu projetos aeronáuticos de grande porte no Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica, tendo sido responsável direto pela realização de estudos de concepção geral e de viabilidade técnico-econômica, estabelecimento de requisitos técnicos, logísticos, industriais e comerciais, seleção e contratação de fornecedores, negociação e assinatura de contratos e acompanhamento e fiscalização de projetos.

Chefiou a Divisão de Administração, Finanças e Contratos do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento.

Foi Presidente da Comissão de Fiscalização e Recebimento do Projeto “Aeronave Presidencial” da Força Aérea Brasileira em Dallas, Texas, EUA. 

Foi Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, encarregado da condução dos assuntos afetos ao relacionamento externo na área da Defesa, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores.

Comandou o Quarto Comando Aéreo Regional, organização responsável pela condução dos assuntos institucionais da Aeronáutica nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Após sua passagem para a Reserva da FAB, em abril de 2012, exerceu os seguintes cargos:

Presidente do Conselho de Curadores e Diretor-Presidente da Fundação Santos-Dumont, instituição que tem como objetivo a preservação da História e da Cultura Aeronáutica do país.

Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Membro do Conselho de Administração da AMAZUL - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A.

Presidente do Conselho de Administração da NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.

Presidente do Conselho de Administração da INB - Indústrias Nucleares do Brasil S.A.

 

Desde março de 2017 é o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

 

 

Rio de Janeiro, 9 de março de 2021