Oficina Película Viva
A oficina de Conservação de Filmes “Película Viva” vai ao encontro da proposta temática geral do 10º Arquivo em Cartaz e se propõe a debater como a constituição de um artefato cultural tão decisivo dos últimos dois séculos – a película cinematográfica – expressa inúmeras convergências e contradições sociais entrelaçadas nas concepções predominantes sobre meio ambiente e conhecimento científico.
Neste sentido, procuraremos privilegiar diferentes abordagens acerca desta entidade viva que é a película: composição de seus mais diversos suportes, elementos da emulsão, formatos, utilização e também práticas consolidadas de conservação, especialmente aquelas desenvolvidas por instituições públicas brasileiras.
Foram três encontros teóricos independentes (23, 24 e 25 de setembro), porém correlatos, em ambiente virtual e, em 23 de outubro, teremos uma aula prática presencial para duas turmas de seis pessoas na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. No primeiro encontro, tivemos uma palestra sobre eco consciência e o papel social dos arquivos: “Laboratórios como espaços para imaginar o futuro – experiências em ecologia e fotoquímica”, de Samanta Ortega (SP). No segundo encontro, a aula foi direcionada ao debate acerca dos processos químicos que envolvem a criação dos suportes utilizados na película cinematográfica a nível industrial: “Polímeros no cinema”, de Antônio Gonçalves da Silva (RJ); e por fim no terceiro encontro discutimos algumas características das películas cinematográficas e práticas de manuseio destes artefatos em um contexto de arquivos públicos, tendo como base a obra Revisão de filmes: manual básico, de Natália de Castro (RJ), cujos instrutores serão Eduardo Toledo (AN) e Natália De Castro (CTAv/MinC).
A aula prática será administrada por Eduardo Toledo, servidor do setor de Conservação de Filmes do Arquivo Nacional. Será obrigatória a participação nas três aulas online ministradas anteriormente.
Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com oficina, exibição de filmes, debates, entre outras atividades. Fique atento às atualizações da programação aqui pelo site e nas redes sociais do festival e do Arquivo Nacional.
AULA 1 – 23/09 (terça-feira) VAGAS ESGOTADAS
14h às 16h
Laboratórios como espaços para imaginar o futuro – experiências em ecologia e fotoquímica – Palestra sobre eco consciência e o papel social dos arquivos
Palestrante: Samanta Ortega
Samanta Ortega é artista, educadora e pesquisadora nascida e criada na capital paulista. Utiliza a película e a fotoquímica como base para imaginar as relações entre natureza, corpo e imagens através da curiosidade e sensibilidade. Suas práticas partem do contato com o material físico, centralizando abordagens eco conscientes, a desconstrução e decomposição, a criação cíclica e as abordagens vivas sobre a arte fotográfica e fílmica. Atua como artista, educadora e oficineira autônoma em parceria com espaços e instituições culturais, integrando a prática fotográfica aos ecossistemas e experimentação. Já ministrou cursos e oficinas em instituições públicas, festivais e espaços culturais independentes voltados às práticas com película na fotografia e cinema pelo Brasil.
Descrição e bibliografia disponíveis aqui.
Modalidade: virtual
Vagas: 35
TURMA CONFIRMADA:
1. Ana Clara Fernandes da Costa2. Ana Laura Cancelier De Luca Dias
3. Ana Vitória de Araújo Silva
4. Angelo Teixeira Rossi
5. Bernardo Ribeiro Gomes
6. Débora Stephanie Oliveira Inácio
7. Ellen Costa Magalhães
8. Fabiana Aparecida Guimil Lima Soares
9. Fernanda Teixeira Mendes
10. Gabriel Valeriano
11. Gabriela Ribeiro Nobre
12. Jessica Tavares de Souza
13. Joana Vasconcelos Borges Morais
14. Julia Bezerra Fernandes
15. Julia Issa de Souza Hettenhausen
16. Leonardo Guimarães Pina
17. Livia Pareja Del Corso
18. Lucas Sandino Heredia Catarino
19. Luciana Aparecida De Lima Castilho
20. Marcela Martins Faria
21. Maria Antônia Silveira Gonçalves
22. Marisol Almada
23. Matheus Guedes Ferreira
24. Nara Faria Silva
25. Natália Stadler Luiz
26. Nathalia Lambert Passos Rocha
27. Nathan Balzani de Carvalho
28. Nicole Serejo Cypriano
29. Patrícia Lindoso de Barros
30. Ramiro Quaresma da Silva
31. Rebeca Ribeiro Gomes
32. Shéron Joyce Díaz Morales
33. Tamires Rodrigues Alves
34. Walmor Martins Pamplona
35. Yasmin Sousa Tavares
AULA 2 – 24/09 (quarta-feira) VAGAS ESGOTADAS
14h às 16h
Polímeros no cinema
Palestrante: Antônio Gonçalves da Silva
Antônio Gonçalves da Silva é mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa 1998, bacharel em engenharia química e química, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é engenheiro químico do Arquivo Nacional. Ex-presidente da Câmara Técnica de Preservação de Documentos/ Conselho Nacional de Arquivo; ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia –PPACT/MAST e Cooperativa Restaurart. Engenheiro químico do Arquivo Nacional desde 1988.
Descrição e bibliografia disponíveis aqui.
Modalidade: virtual
Vagas: 35
TURMA CONFIRMADA:
1. Ana Clara Fernandes da Costa2. Ana Laura Cancelier De Luca Dias
3. Angelo Teixeira Rossi
4. Bernardo Ribeiro Gomes
5. Carlos Bruno Churuska de Oliveira
6. Débora Stephanie Oliveira Inácio
7. Fabiana Aparecida Guimil Lima Soares
8. Fernanda Teixeira Mendes
9. Gabriel Valeriano
10. Gabriela de Oliveira Figueiredo
11. Gabriela Ribeiro Nobre
12. Isabele Maria Moura Germano
13. Isabelle Chaga Machado
14. Jessica Tavares de Souza
15. Joana Vasconcelos Borges Morais
16. Julia Bezerra Fernandes
17. Julia Issa de Souza Hettenhausen
18. Leonardo Guimarães Pina
19. Letícia da Silva Rocha
20. Lucas Sandino Heredia Catarino
21. Luciana Aparecida de Lima Castilho
22. Maria Antônia Silveira Gonçalves
23. Marisol Almada
24. Matheus Guedes Ferreira
25. Nara Faria Silva
26. Natália Stadler Luiz
27. Nathan Balzani de Carvalho
28. Nicole Serejo Cypriano
29. Patrícia Lindoso de Barros
30. Ramiro Quaresma da Silva
31. Rebeca Ribeiro Gomes
32. Shéron Joyce Díaz Morales
33. Tamires Rodrigues Alves
34. Walmor Martins Pamplona
35. Yasmin Sousa Tavares
AULA 3 – 25/09 (quinta-feira) VAGAS ESGOTADAS
14h às 16h
Revisão de filmes
Palestrantes: Eduardo Toledo e Natália de Castro
Eduardo Toledo é graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e servidor efetivo no Ministério da Cultura desde 2011, com passagens pela Secretaria do Audiovisual e Cinemateca Brasileira. Entre 2013 e 2020, trabalhou no acervo audiovisual do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Desde abril de 2021, atua no setor de Conservação de Filmes do Arquivo Nacional.
Natália de Castro é preservadora audiovisual, mestra em meios e processos audiovisuais e servidora pública no Acervo Audiovisual do Centro Técnico Audiovisual - CTAv, vinculado ao Ministério da Cultura. É associada à ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e autora do livro "Revisão de filmes: manual básico" (2023).
Descrição e bibliografia disponíveis aqui.
Modalidade: virtual
Vagas: 35
TURMA CONFIRMADA:
1. Ana Clara Fernandes da Costa2. Ana Laura Cancelier de Luca Dias
3. Ana Vitória de Araújo Silva
4. Angelo Teixeira Rossi
5. Bernardo Ribeiro Gomes
6. Carlos Bruno Churuska de Oliveira
7. Débora Stephanie Oliveira Inácio
8. Fabiana Aparecida Guimil Lima Soares
9. Fernanda Teixeira Mendes
10. Gabriel Valeriano
11. Gabriela Figueiredo
12. Gabriela Ribeiro Nobre
13. Isabella Mourão Raposo
14. Jessica Tavares de Souza
15. Joana Vasconcelos Borges Morais
16. Julia Bezerra Fernandes
17. Julia Issa de Souza Hettenhausen
18. Leonardo Guimarães Pina
19. Lucas Sandino Heredia Catarino
20. Luciana Aparecida de Lima Castilho
21. Maria Antônia Silveira Gonçalves
22. Marisol Almada
23. Matheus Guedes Ferreira
24. Mirian Jossette de Sousa Oliveira
25. Nara Faria Silva
26. Natália Stadler Luiz
27. Nathan Balzani de Carvalho
28. Nicole Serejo Cypriano
29. Patrícia Lindoso de Barros
30. Ramiro Quaresma da Silva
31. Rebeca Ribeiro Gomes
32. Shéron Joyce Díaz Morales
33. Tamires Rodrigues Alves
34. Walmor Martins Pamplona
35. Yasmin Sousa Tavares
AULA 4 | aula prática – 23/10 (quinta-feira)
Turma 1: 9h às 12h
Turma 2: 14h às 17h
Modalidade: presencial (Bloco “F”, Arquivo Nacional)
O formulário de inscrição será disponibilizado somente para aqueles que participaram das três aulas teóricas anteriormente ministradas.
Acesse aqui o regulamento com os critérios de seleção.