Diagnósticos ibero-americanos
Diagnósticos sobre políticas públicas arquivísticas e sobre política de gênero na Iberoamérica
A XXVIII Reunião do Conselho Intergovernamental, ocorrida em abril de 2024, em Montevidéu, Uruguai, aprovou os dois Diagnósticos de Políticas Públicas e de Políticas de Gênero, realizados pela consultora Guadalupe Basualdo. Ambos os diagnósticos foram inteiramente financiados através da contribuição voluntária concedida em 2022 pela contribuição concedida em 2022 pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) ao programa Iberarquivos.
A introdução de uma perspectiva de gênero na análise das instituições arquivísticas implica o reconhecimento das diferenças de gênero, permite medir e elaborar e permite medir e elaborar informação sobre o impacto dessas diferenças e eventuais lacunas. Este relatório é um contributo para a consolidação da informação, bem como para a abertura e o intercâmbio de informação sobre as políticas e práticas arquivísticas. para a abertura e o intercâmbio de políticas e boas práticas das instituições que integram o Programa Iberarquivos, para que os membros dos arquivos Ibero-Americanos elaborem, reforcem e troquem conhecimentos sobre as práticas, as políticas e a forma que a perspectiva de gênero tem assumido em cada instituição. Este processo de inquérito procurou registar e descrever a evolução das políticas existentes em matéria de arquivos públicos por país.
O inquérito teve focos de interesse específicos: levantamento dos instrumentos existentes para a avaliação da implementação das políticas, gestão eletrônica, legislação, acesso, transparência e boa governação. Também foram levantados os recursos investidos pelos arquivos e identificadas as políticas públicas arquivísticas que contribuem para os objetivos de desenvolvimento de 2030. Por fim, foi feito um diagnóstico do grau de elevação da Declaração de Madrid, emitida em Madrid a 12 de novembro de 2019, aos níveis superiores de governo e do seu impacto nas políticas arquivísticas.

