Atendimento presencial
Rio de Janeiro
Identifique-se no acesso ao prédio do Arquivo Nacional
A identificação se dará por meio de documento válido com foto junto ao primeiro atendimento prestado pela equipe terceirizada no hall do prédio (entrada da Sala de Consultas – Bloco P), que fornecerá crachá ou adesivo de visitante, que deverá ser deixado em local visível.
Se desejar atendimento no balcão
Solicitar à equipe terceirizada de recepção a inclusão no sistema de senha para o atendimento pelos profissionais de referência que podem orientar sua pesquisa e o uso dos instrumentos de pesquisa e bases de dados.
Lembre-se de guardar bolsas ou outros pertences no guarda-volumes
Caso esteja portando bolsas, mochilas, pastas, estojo, livros, cadernos, envelopes e até mesmo alimentos ou bebidas, encaminhar-se à sala seguinte para guardar seus pertences no guarda volumes. Informe seu nome e número de crachá, receba da recepcionista a chave do armário para guardar seus pertences. Manter a chave sob seu poder até a retirada de seus pertences. O celular poderá ficar em seu poder, mas no modo silencioso.
Aguarde aparecer a chamada no painel de senhas da sala de espera
Dirigir-se à sala de espera, onde poderá aguardar sentado a chamada para o atendimento. Um monitor indicará o nome do consulente e o número da mesa para a qual deverá se encaminhar.
Explique seu problema de pesquisa ao profissional de referência
Apresente-se ao atendente da mesa indicada no monitor e explique sua necessidade ou forneça elementos para que o servidor possa identificar a demanda e orientá-lo da melhor maneira sobre o acervo e os procedimentos de consulta e acesso. Não é possível a cópia ou consulta de documentos originais no mesmo dia.
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Para agilizar a consulta e o acesso aos documentos, siga os passos abaixo: 1. Cadastre-se previamente no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian) Para solicitar atendimento, o usuário deverá inicialmente ter cadastro no Sian. Se não for cadastrado, poderá acessar o sistema por meio do login único do Gov.br, clicando aqui. 2. Descubra se o documento de interesse já está disponível virtualmente Se o documento de interesse já tiver sido digitalizado, ele estará disponível imediatamente por meio do Sian. Nesse caso, não será dado acesso ao documento presencialmente. Acesse o Sian e pesquise na aba “Fundos e Coleções > Pesquisa Digital” para identificar se o documento já foi digitalizado. Caso a busca seja feita por meio das ferramentas “Pesquisa Livre”, “Pesquisa Avançada” ou “Pesquisa Multinível”, haverá a indicação “Arquivo Digital” na descrição do dossiê sempre que houver cópia digital, cujo acesso pode ocorrer de forma imediata. Em caso de dúvida, acesse os tutoriais sobre como pesquisar no Sian. 3. Solicite a consulta presencial de documentos não-digitalizados Para consultar documentos não-digitalizados, o usuário poderá fazer sua solicitação de pesquisa presencial nas unidades do Arquivo Nacional. Verifique aqui quais acervos se encontram interditados à consulta. |
Apresente-se ao atendente da mesa indicada no monitor e explique sua necessidade ou forneça elementos para que o servidor possa identificar a demanda e orientá-lo da melhor maneira sobre o acervo e os procedimentos de consulta e acesso. Não é possível a cópia ou consulta de documentos originais no mesmo dia.
Agende sua consulta aos documentos originais.
Caso o documento esteja sob a guarda da sede no RJ, o agendamento da consulta presencial poderá ser solicitado no balcão ou realizado por meio do endereço agendamento@an.gov.br pelos usuários que já possuem a notação correta e completa dos documentos específicos de seu interesse. Para documentos sob a guarda da regional no DF, a consulta presencial poderá ser agendada também por meio do endereço consultasdf@an.gov.br.
No prazo mínimo de 5 (cinco) dias úteis a partir da solicitação presencial ou 15 dias corridos para solicitações por e-mail, serão disponibilizados no local, no máximo, 10 (dez) documentos por dia, ou 5 (cinco) quando se tratar de pacotes muito grandes. Ao agendar o(s) documento(s) desejado no balcão da Sala de Consultas, o usuário receberá um protocolo constando de seu nome, número de inscrição no AN e a data de agendamento.
Deseja solicitar um serviço?
É possível requerer cópias digitalizadas, certidões e reproduções de imagens. Para isso, é preciso fornecer os dados necessários e as referências possíveis para o preenchimento do formulário de Requisição de Serviço. A requisição é cadastrada no sistema e, se for o caso de um serviço cobrado, o pagamento poderá ser feito por PIX, cartão de crédito ou Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento pelo serviço. Após apresentação do comprovante de pagamento o serviço será entregue. O comprovante pode ser enviado por e-mail ou apresentado no momento da retirada do serviço, juntamente com o protocolo com o número da requisição de serviço e a data para entrega. Veja aqui como retirar o seu serviço.
Brasília
Identifique-se na Recepção
A identificação se dará por meio de documento válido com foto e deverá ser acompanhada por cadastro realizado pela equipe de segurança. Algumas dúvidas podem ser solucionadas já na Recepção, por um profissional de referência, que se encarregará do atendimento.
Lembre-se de guardar bolsas ou outros pertences no armário destinado a guardar volumes
Caso esteja portando bolsas, mochilas, pastas, estojo, livros, cadernos, envelopes e até mesmo alimentos ou bebidas, encaminhar-se à sala seguinte para guardar seus pertences no guarda volumes.
Explique seu problema de pesquisa ao profissional de referência
Explique sua necessidade ao profissional de referência ou forneça elementos para que o servidor possa identificar a demanda e orientá-lo da melhor maneira sobre o acervo e os procedimentos de consulta e acesso ao acervo, tanto de Brasília, quanto do Rio de Janeiro.
Agende sua consulta aos documentos originais.
Para documentos sob a guarda da regional no DF, a consulta presencial poderá ser agendada por meio do endereço consultasdf@an.gov.br.
Informe quais documentos gostaria de consultar, além da data e período da pesquisa (manhã ou tarde) para que seja possível realizar o agendamento e disponibilizar os documentos/as caixas no dia e horário agendados. Se necessário, poderão ser enviados, por e-mail, os instrumentos de pesquisa existentes
No prazo mínimo de 2 (dois) dias úteis a partir da solicitação, serão disponibilizados no local, no máximo, 5 (cinco) documentos por turno (matutino ou vespertino). Devido ao espaço disponível, serão atendidos apenas 2 (dois) pesquisadores por turno.
No dia agendado para sua pesquisa
Identifique-se na recepção e efetue seu cadastro com a equipe de segurança; guarde seus pertences nos armários edirija-se à sala de consultas. Os documentos deverão ser manuseados sempre com luvas, fornecidas pelo Arquivo Nacional; é permitido tirar fotos da documentação, sem flash (lembre-se de anotar a notação do documento para futuras consultas ou divulgação).
Deseja solicitar um serviço?
É possível requerer cópias digitalizadas, certidões e reproduções de imagens. Para isso, é preciso fornecer os dados necessários e as referências possíveis para o preenchimento do formulário de Requisição de Serviço.
Participe da Pesquisa sobre a Qualidade no Atendimento
Ao final de sua consulta colabore com a melhoria dos serviços, preenchendo o formulário da pesquisa.
Ficou com alguma dúvida?
Para sanar suas dúvidas, entre em contato:
Rio de Janeiro, RJ - Coordenação de Consultas ao Acervo, telefone (21) 3952-4300 / opção 2 ("consulta ao acervo");
Brasília, DF - Superintendência Regional no Distrito Federal, telefone (61) 3774-3700 / e-mail consultasdf@an.gov.br .
Ou acesse o FAQ