Gestão de documentos

Publicado em 29/10/2020 13h11 Atualizado em 13/09/2021 11h56

Os órgãos e entidades do Poder Executivo federal, no exercício de suas funções, registram suas atividades em documentos nos mais diversos suportes. Esses documentos necessitam passar por um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento, nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

O Arquivo Nacional é o órgão responsável pela gestão de documentos do Poder Executivo federal. Para realizar essa atividade conta, na sede, com a Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED) e a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG).

A COGED e a COREG, oferecem orientações técnicas na área de gestão de documentos, e cursos presenciais de capacitação aos servidores dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, abordando os procedimentos de protocolo, os princípios da gestão de documentos (classificação e avaliação), a gestão de documentos produzidos em sistemas informatizados e a preservação de documentos arquivísticos digitais.

Para a realização das atividades de gestão de documentos, o Arquivo Nacional segue um conjunto de leis, normas e boas práticas arquivísticas.