Notícias

Qual a origem e o destino do Universo? Minicurso da Escola de Inverno aborda o que já se conhece sobre a origem, a evolução e a organização do cosmos

“Universo: a fronteira final” é o título do terceiro minicurso da Escola [virtual] de Inverno 2020, que pela primeira vez em 22 anos, é oferecida em modo online. O curso da área de cosmologia é ministrado pela pesquisadora Simony Costa, nos dias 28, 29 e 30 de julho, terça a quinta-feira, sempre às 17h,  com transmissão ao vivo pelo canal do ON no YouTube.

Licenciada em Física pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande/PB e doutora em Astronomia pelo Observatório Nacional, Simony atualmente realizada pós-doutorado na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do ON.

Qual a origem e o destino do Universo? Qual o nosso papel no cosmos? Estas perguntas aguçam a curiosidade sobre os mistérios que envolvem a origem a e dinâmica da vida. “Neste minicurso, vamos discutir o que sabemos sobre como o Universo se originou, como foi sua evolução e como está organizado hoje. Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos nos permitiram obter uma enorme quantidade de dados astronômicos, que possibilitaram inúmeras descobertas e contribuíram para o progresso do conhecimento humano sobre o cosmos”, explica Simony. “A partir de diferentes observações cosmológicas, nós podemos, por exemplo, determinar de que o Universo é composto e testar quais são as melhores teorias para descrevê-lo. Todavia, o conhecimento do cosmos não acaba aqui, ainda existe muito a se descobrir e perguntas que precisam de respostas”, destaca a pesquisadora.

 

CONFIRA OS MINICURSOS 

Pequenos corpos do Sistema Solar - Hissa Medeiros
14, 15 e 16 de julho, das 17 às 18h

A história da Via Láctea escrita nas estrelas - João Victor Sales
21, 22 e 23 de julho, das 17 às 18h

Universo: a fronteira final - Simony Costa
28, 29 e 30 de julho, das 17 às 18h

O guia da cientista das galáxias - Amanda Lopes
4, 5 e 6 de agosto, das 17 às 18h

 

SOBRE A ESCOLA DE INVERNO

Desde 1998, o Observatório Nacional oferece a Escola de Inverno em Astrofísica. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o ON realizará o evento, pela primeira vez, de forma virtual. Com isso, o formato da escola foi modificado, com a realização de um minicurso a cada semana, durante quatro semanas, entre julho e agosto. Essa alteração visa facilitar a participação do público e também permite a inscrição em um ou mais cursos separadamente, conforme a escolha dos interessados.

A Escola de Inverno em Astrofísica é gratuita e voltada a alunos de graduação das áreas de Astronomia, Física, Matemática, Química e Computação. Os inscritos, que inicialmente participariam das aulas na plataforma Zoom, agora devem assisti-las pelo Youtube e responder ao formulário de presença que foi enviado por e-mail, para garantir o certificado.

Confira a programação na página do evento.


Fonte: Observatório Nacional

Ciência e Tecnologia